Qual é a verdura que tem mais proteína?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos
Alimento de origem vegetalQuantidade de proteínas a cada 100 g
Grão de bico cozido8,4 g
Edamame cozida12 g
Lentilha cozida7,3 g
Sementes de gergelim21,2 g

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.

Veja quais são as proteínas magras mais recomendadas para o consumo diário:

  1. Ovos. Para os nutricionistas, os ovos são uma das melhores fontes de proteínas para o corpo humano. ...
  2. Peito de frango. ...
  3. Sardinhas e/ou salmão. ...
  4. Proteínas vegetais. ...
  5. Castanhas.

Couve

Couve. Excelente fonte de cálcio, ferro, fibras e proteína, é considerado um dos principais alimentos para substituir a carne. Também auxilia na desintoxicação do organismo, fazendo sucesso em receitas de sucos e vitaminas detox.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares.

Grão de bico
O grão-de-bico é mais uma das leguminosas (da mesma família do feijão e da soja) que contém alto valor de proteínas vegetais. Em 100g é possível encontrar cerca de 8g de proteínas nesse alimento que é versátil e fácil de usar em várias receitas.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.

suco de goiaba

Provavelmente o suco mais popular da lista, o suco de goiaba possui cerca de 4 gramas de proteína para cada 100 gramas de fruta – uma quantidade considerada alta dentre as frutas ricas em proteínas.

A banana-maçã é com menor teor calórico, cada unidade tem aproximadamente 55 gramas, com 47,8 Kcal. Esse tipo tão é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas, já que ela demora a ficar marrom. “É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

Você sabe quais são as proteínas que podem substituir a carne?

  • Cogumelos. A grande vantagem dos cogumelos se dá pela enorme variedade disponível, como: paris, shitake, shimeji, funghi e outros. ...
  • Soja. ...
  • Brotos. ...
  • Sementes. ...
  • Folhas.

Um indivíduo que necessita de 2.000 Kcal por dia precisaria de uma média de 240-300 Kcal advindas das proteínas, correspondendo a algo em torno de 60-75g por dia.

Dica da Nutri #002 – O frango e seus derivados são as fontes de proteína mais baratas no Brasil. Atualmente um dos maiores desafios da população é a deficiência de nutrientes e a decisão de compra de alimentos mais saudáveis a um baixo custo, do que propriamente ao acesso a quantidades suficientes de alimentos.

1 – Feijão
Além de ser uma excelente fonte de proteína (1 concha cheia= 12 g proteína), o feijão ainda possui boas quantidades de ferro, fósforo, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B. Cozido daquele jeitinho tradicional é uma delícia, mas em forma de saladas, farofas e bolinhos também fica ótimo.

A proteína é essencial para o corpo crescer e se regenerar. Alimentos com alto teor proteico, como laticínios, carnes, ovos, peixes e feijões, são quebrados em aminoácidos no estômago e absorvidos pelo intestino delgado.

Melhora o intestino
O arroz integral é o melhor tipo quando falamos em benefícios para o intestino. O principal motivo é a quantidade de fibras que ajuda na digestão e absorção dos nutrientes. Além disso, o grão tem a maior quantidade de proteínas, em comparação com outros tipos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.