Qual é a visão do historiador?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um historiador é um profissional dedicado ao estudo e interpretação do passado. O objetivo principal de um historiador é compreender e explicar os eventos, processos e mudanças que ocorreram em diferentes sociedades e culturas ao longo do tempo.

Thompson definia-se politicamente nesse momento como um marxista humanista ou um morrissiano-marxista, uma clara alusão/homenagem ao poeta William Morris. É dentro desse perfil, que Thompson procura resgatar a formação de ações coletivas originárias de movimentos sociais e populares da Inglaterra do século XVIIII.

A profissão requer perfil curioso, paciente, analítico, que goste de ler, seja imparcial e assuma uma postura de questionamento perante os fatos. Historiadores encontram muitas oportunidades de trabalho em instituições de ensino, públicas e privadas.

A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.

Os historiadores utilizam uma variedade de métodos para estudar e interpretar o passado. A alternativa correta é 'Observação direta, interpretação, análise de fontes e hipótese'. A observação direta envolve o estudo de artefatos, documentos, locais históricos, etc.

Os historiadores desempenham o relevante papel de investigar e esclarecer processos importantes que geraram o mundo em que vivemos hoje. Entender as ações de homens e mulheres no decorrer do tempo pode nos dar respostas preciosas sobre os problemas que enfrentamos no presente.

Resumo: A pesquisa histórica busca contribuir para uma melhor compreensão do pensamento administrativo por meio da análise da utilização da perspectiva histórica das organizações no campo das ciências administrativas.

Um historiador é também um pesquisador, mas quem pensa que esse profissional usa apenas documentos se engana. Um historiador pode fazer uso de diversos meios para tirar conclusões e fazer registros. Qualquer forma de produção humana pode ser útil para suas pesquisas.

Thompson parte do princípio da dialética marxista da historicidade e totalidade de todo fenômeno social. A história é concebida como processo da vida real dos homens e das relações que estabelecem entre si, entre si e a natureza, por meio do trabalho.

Thompson acredita que em razão de tais experiências as pessoas "sentem e articulam a identidade de seus interesses entre si, e contra outros homens cujos interesses diferem (e geralmente se opõem) dos seus." 12. A formação da classe operária inglesa, vol, 1. São Paulo, Paz e Terra, 1987, p.

Nessas discussões, o termo “cultura” era empregado, em geral, para se referir a “um processo de desenvolvimento e enobrecimento das faculdades humanas, um processo facilitado pela assimilação de trabalhos acadêmicos e artísticos e ligado ao caráter progressista da era moderna”.

O historiador deve combater, não apenas a manipulação de informações, adulterações e omissão de dados, ridicularização de pontos teóricos de vista diferentes, linguagem empolada, destruição de fontes, mas principalmente, o que pode parecer absurdo, a invenção de dados e o plágio.

O historiador é um especialista, que narra e conta a história. Então, o que ele faz? Dedica-se a estudar o homem desde a época mais remota até os dias atuais. Entre outras coisas, a história nos permite também uma melhor compreensão de outras civilizações.

Um historiador deve ser, portanto, alguém que saiba se moldar de acordo com as circunstâncias, que, dependendo do trabalho que esteja fazendo, seja pesquisando, seja lecionando ou sendo um consultor histórico, deve ter consciência de seu papel.

Entre exemplos examinados, os filósofos Kant, Voltaire e Hegel são enfatizados; entre as teorias da história, consideraremos os três principais paradigmas historiográficos do século XIX: o Positivismo, o Historicismo e o Materialismo Histórico.