Qual é a visão normal?

Perguntado por: apeixoto8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância. Apesar de ser sinônimo de visão normal, ter visão 20/20 não significa necessariamente ter uma visão perfeita.

Mesmo assim, ter uma visão 20/20 não significa, necessariamente, enxergar com perfeição. Indica apenas que o paciente alcança nitidez e clareza à distância, mas não avalia outros fatores, como visão periférica ou lateral.

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

Dizemos que uma pessoa tem visão subnormal ou baixa visão quando apresenta 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns. Essas pessoas apresentam dificuldades de ver detalhes no dia a dia.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

A/B – carros e motos: Visão central igual ou superior a 20/40 (equivalente a 50%) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (66%) no melhor olho. Visão periférica de campo visual horizontal igual ou superior a 60 graus, 120 em cada um dos olhos ou igual ou superior a 120 graus em um olho.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.

É necessário uma avaliação mais ampla para entender as outras competências da visão. Assim, é estimado uma acuidade visual sem correção de 30% para pacientes que tem um grau de aproximadamente -0.75DE e que não tem mais nenhum outro transtorno oftalmológico.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

baixo grau: 0 a 3 graus; grau moderado: de 3 a 6 graus; e alto grau: mais de 6 graus.

Quem usa óculos pode ser considerado deficiente visual? Não. A pessoa que usa óculos ou lentes corretivas não possui deficiência visual. Embora muitas pessoas com baixa visão façam uso dos óculos, a possibilidade de enxergar depende das patologias visuais apresentadas.

Se você não obteve um resultado 20/20 no teste de acuidade visual, ou seja, tem uma visão 20/40, 20/50 ou ainda menor, isso significa que você leu apenas as linhas maiores durante o exame e que não está conseguindo enxergar normalmente.

20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.

Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo. Como por exemplo: ler, escrever, utilizar o computador, o celular, o tablet, entre outros.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Outro detalhe importante sobre sua receita de óculos é entender a diferença entre grau fraco, moderado e forte. A classificação dos graus é bem simples: quanto maior o número na sua prescrição, mais forte é o seu grau. Assim, até 3 graus é considerado grau baixo, entre 3 e 5 moderado e acima de 5 graus, alto.

O termo visão subnormal, ou baixa visão, é empregado quando há diminuição irreversível da visão apesar de tratamentos pertinentes ao problema visual e uso de óculos para correção de grau. No entanto, há visão que, ao ser utilizada funcionalmente, permite o planejamento e realização de tarefas.