Qual é mais forte Rivotril ou amitriptilina?

Perguntado por: upires . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

Eu posso tomar a Amitriptilina de manha porque a noite nao consigo dormir? Normalmente, a amitriptilina causa sonolência e a maioria das pessoas prefere tomá-la à noite. É improvável, mas não impossível, que seu caso seja diferente, mas é bem possível que a causa de sua dificuldade de dormir seja outra.

Olá! Sim, é possível a amitriptilina causar mais sonolência pois você já estava adaptada ao diazepam, este efeito pode ser passageiro após as primeiras semanas de tratamento ou exigir um ajuste de dose.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência.

Ambas são drogas com efeitos sedativos, isto é, podem causar sonolência e algum grau de lentidão comportamental, mais acentuada em pessoas mais sensíveis e idosos.

Sua ação acontece no sistema nervoso central, aumentando as concentrações sinápticas de norepinefrina e serotonina. São neurotransmissores que, entre outras funções, atuam na sensação de bem-estar. Além disso, o cloridrato de amitriptilina tem propriedades ansiolíticas e sedativas (calmante).

A amitriptilina pode aumentar a frequência cardíaca por ação direta ou por como consequência indireta, em função de queda da pressão arterial. Entretanto, grande parte das vezes em que pessoas se queixam de "coração acelerado".

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

Aumento de peso, cardiomiopatia congestiva, agranulocitose, trombocitopenia, discinesia facial buco-maxilo-lingual associada a movimentos atetóticos grosseiros, parestesia, impotência, hepatite, alteração da função hepática, falência hepática, reação de hipersensibilidade, cãibra, disfunção ejaculatória, eosinofilia ...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Amitriptilina tem meia vida de 9 a 25 horas. Funciona , é utilizado principalmente na rede publica. Na dose de 25 mg costuma auxiliar como ansiolítico e indutor de sono.

A amitriptilina pode ser ingerida cerca de 1 hora antes do horário de deitar.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

A nortriptilina (principal nome comercial fantasia no Brasil: Pamelor) é um “parente muito próximo” da amitriptilina.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

Olá ! A Amitriptilina é um antidepressivo triciclo e pode ser usada para o tratamento de Tr. de Ansiedade Generalizada porém normalmente não é escolhida como medicação de primeira linha por apresentar muitos efeitos colaterais em dosagens terapêuticas!

Quanto tempo a Amitriptilina demora para fazer efeito? O remédio chega no sangue e se espalha pelo cérebro poucas horas depois que você toma. Mas a Amitriptilina não é como uma dipirona, que alivia a dor em minutos. Pelo contrário, ela precisa se juntar por duas a três semanas para começar dar resposta.

Os efeitos adversos mais frequentes do cloridrato de amitriptilina comparado com a nortriptilina é o ganho de peso.