Qual é melhor 6x2 ou 6x4?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Uma das principais diferenças entre um caminhão 6x4 e um 6x2 está na capacidade de carga. Devido à presença de mais rodas motrizes, o modelo 6x4 tem uma capacidade de carga geralmente maior em comparação com um caminhão 6x2.

O primeiro algarismo indica o número de rodas e o segundo, quantas têm tração, como ocorre nos veículos e SUVs com tração nas quatro, os 4×4.

Cavalo Mecânico Traçado (6X4)
Esse tipo de cavalo é obrigatório para tração de combinações com PBTC maior que 57 toneladas, as quais precisam de AET para transitar. A aplicação do cavalo mecânico traçado é muito comum no transporte de cargas indivisíveis.

As dimensões se orientam segundo o tamanho e a utilização animal. Como regra geral para cavalos de equitação: área mínima (em m2) = [altura de cernelha (m) x 2]2. As medidas usuais para boxes são de 3,2 x 3,5 m (11,2m2); para animais em reprodução recomeda-se 4,00 por 4,00 m (16m2).

O cavalo. suporta 20% do peso dele. Isso foi determinado por alguns estudos, na literatura.

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.

Por conta do peso atingido pelo conjunto com 4o eixo, seria necessário o uso de cavalo trator 6×4 para levá-lo. Para evitar essa necessidade, a mesma resolução elevou o peso permitido par ao 6×2 a 58,5 toneladas. Isso acabou liberando cavalo 6X2 de tracionar também os bitrens, algo que estava proibido há 10 anos.

Além de ser capaz de aturar mais carga, melhorar a tração e distribuir melhor o peso, o rodado duplo tem outra função: ele estabiliza em movimento os reboques, sejam os de puxar ou do tipo pescoço de ganso, aqueles que se prendem por uma barra ao piso da caçamba, exatamente como é nos caminhões maiores.

Na escala de trabalho 6×2 o colaborador trabalha seis dias da semana, por um período de até oito horas, e folga em dois.

Por REDAÇÃO AB. A Scania traz para o mercado brasileiro o primeiro caminhão 6x2/4 – tem seis rodas, duas de tração e quatro direcionais.

O chassi na configuração 8X2 atende exatamente esta demanda de serviços e passageiros: linhas regulares de longa distância e turismo de luxo. Este mercado transformou-se num dos focos estratégicos das montadoras de ônibus no Brasil.

Volvo FH/540 – Com 364 unidades vendidas em março e 1586 unidades no ano, o Volvo FH/540 é o campeão de vendas entre os caminhões pesados no Brasil.

Como referência, podemos utilizar os dados de um Scania R500, considerado o caminhão mais econômico do país.

Especialistas recomendam as cercar com mourões de aproximadamente 1,40 metros de altura fixado de dois em dois metros um do outro, aproximadamente, com duas réguas de 10 a 12 cm de largura, pregadas do lado de dentro, e modo que os mourões fiquem para fora do piquete, evitando que os animais se machuquem.

Em férias, geralmente os equinos são transportados para um local onde possam ser soltos em piquetes. Aqueles que estão acostumados a ficar o tempo todo em baia devem ser soltos somente nas horas mais frescas do dia, durante 2 a 3h.

Em geral, um cavalo pode transportar 20-25% do seu peso confortavelmente. Certifique-se de incluir a sela, manta e quaisquer equipamentos extras. Por exemplo, se o cavalo pesa 450 kg (mil libras) e carrega 20% do seu peso, ele pode transportar até 90 kg (200 libras) entre o cavaleiro e o equipamento.

Tem capacidade de arrasto de até 50% do peso de seu próprio corpo, enquanto os equinos não ultrapassam 30%.