Qual é o animal mais brilhante do mundo?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Chama-se Pyrophorus noctilucus, mais conhecido por Besouro de Fogo, e emite a maior bioluminescência do reino animal. O Besouro de Fogo pode ser encontrado em regiões tropicais da América do Sul e Central.

A alimentação dos besouros consiste em plantas, madeira, matéria e decomposição, anfíbios e outros insetos, de acordo com espécie.

O insetinho, chamado Xenos peckii, tem cinquenta olhinhos, cada um com mais de 100 receptores de luz. Quando o assunto são olhos, nada se compara ao inseto Xenos peckii, um minúsculo parasita das vespas.

Além de exalar um cheiro muito forte, para que os predadores não se aproximem deles soltam um veneno que queima a pele formando bolhas. Este está entre os mais venenosos besouros que existem.

O bicho de luz é um tipo de cupim que, quando se junta a uma grande quantidade da mesma espécie, faz uma revoada para dividir essa colônia. Nessa revoada, os soldados e as fêmeas saem à procura de outros lugares para formar uma nova colônia, continuar a reprodução e, claro, o alvo será sempre um lugar mais iluminado.

O famoso bicho de luz é atraído pela claridade, que funciona como um meio de localização e voo. Muitas vezes, ficam rodeando lâmpadas em varandas e no interior das residências, tornando-se um incômodo.

Neste contexto, é possível afirmar que o inseto mais forte do planeta é o conhecido besouro-rinoceronte, nome dado a algumas espécies de besouros que fazem parte da família dos Scarabaeidae.

O tardígrado, invertebrado que vive em musgos, é o animal mais resistente do mundo, já que é capaz de sobreviver no espaço e até procriar na volta à Terra sem nenhum tipo de proteção; sendo também resistentes a extremos de calor, frio e radiação.

Em países europeus, a Agência Europeia de Segurança Alimentar aprovou, em 2021, as 'larvas-de-farinha' – larva do besouro tenébrio – como o primeiro inseto seguro para consumo humano no continente. Já no Brasil, ainda não há regulamentação específica para a criação voltada ao uso de insetos na alimentação humana.

O mecanismo que permite o voo dos besouros é o conjunto dos dois pares de asas que eles têm e a musculatura vigorosa. O primeiro par de asas (os élitros) desses insetos da ordem Coleoptera fica em posição superior e é bastante endurecido.

Mais de 1.900 espécies – destacando-se besouros, lagartas, vespas, formigas, gafanhotos e grilos – fazem parte da dieta tradicional de habitantes da Ásia, África e de comunidades indígenas na América Latina. Alguns estudos apontam que o hábito vem desde tempos pré-históricos.

Um pequenino animal descoberto em um buraco na Austrália é o atual recordista mundial em número de patas. Trata-se do Eumilipes persephone, um artrópode de 1.306 pernas que se assemelha a uma corda em cor, formato e segmentação, mas não chega nem a um centímetro de comprimento.

Cianobactérias são o menor olho do mundo.

Conheça 5 animais cegos. Peixes, mamíferos, anfíbios e invertebrados compõem essa lista de espécies que são um exemplo de adaptação ao ambiente em que vivem; embora eles não tenham visão, eles desenvolveram outros sentidos como tato, audição ou olfato.

A maioria dos besouros fedorentos fazem parte da família dos insetos Pentatomidae. A espécie mais comum é a Nezara viridula, que é conhecida no Brasil como “maria-fedida” ou como “percevejo-fedorento” em Portugal.

O besouro escorpião tem cerca de 2 cm de comprimento e um corpo peludo em tons de marrom, preto e branco. Ele pode ser encontrado em todas as partes do planeta, exceto nos polos. O inseto é o único besouro peçonhento da Terra, pois suas antenas são capazes de injetar toxinas.

Sintomas: Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.

Conforme a tabela do tópico acima, também conhecida como calendário do jogo do bicho, as dezenas do cachorro no jogo do bicho são: 17, 18, 19 e 20.