Qual é o animal que representa o Fluminense?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O mascote do Fluminense é o Cartola, cuja escolha está longe de simbolizar alguns dirigentes desonestos de hoje que usam seus clubes como trampolins sociais.

O Tricolor de Laranjeiras sempre se caracterizou por possuir torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, desta forma surgiu a ideia de um outro símbolo tricolor – O Cartola -.

Biriba. Outro mascote reconhecido pelo Botafogo é o cachorro. Sua origem está no mandato do então presidente, e muito supersticioso, Carlito Rocha.

No caso de Germán Cano, a explicação é bem mais simples - o artilheiro costuma homenagear seu filho, Lorenzo, usando a inicial de seu nome quando marca gols. Em entrevista à Vasco TV, o atacante revelou o significado do gesto: "Sempre que faço um gol dedico ao meu filho, Lorenzo.

urubu

A escolha do urubu como mascote do Flamengo é um marco na história do clube e do futebol brasileiro.

O charmoso Fuleco
Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014 e foi escolhido em uma votação popular. Ele é um tatu-bola, um animal típico do Brasil e está vestido com as cores da bandeira brasileira.

As estrelas no escudo do Fluminense representam os tricampeonatos estaduais conquistados pelo clube em: 1917/18/19, 1936/37/38 e 1983/84/85. O Vasco tem oito estrelas em seu escudo. Quatro estrelas se referem aos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000).

A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".

A História — Fluminense Football Club.

Veja versão atualizada do Dom Corvo, o antigo mascote do Vasco | NETVASCO.

O surgimento do corvo como mascote do Vasco data de 1947. Em maio, Álvaro do Nascimento Rodrigues, colunista do Jornal dos Sports, criou a história através de seus textos.

O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.

A história do pó de arroz surgiu no dia 13 de maio de 1914, vinte e seis anos após a assinatura da Lei Áurea, quando o atleta do Fluminense Carlos Alberto, que estava longe de ser o primeiro negro a vestir as cores que traduzem tradição, jogava pela primeira vez contra seu ex-clube, o América.

Artilheiro do Fluminense desde 2022, Germán Cano tem como hábito comemorar seus gols fazendo a letra L com as mãos em homenagem ao seu filho Lorenzo.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também conhecido como gorro da liberdade, o barrete frígio se tornou um dos símbolos da República Francesa. Agora as Phryges estão de volta para os Jogos Olímpicos Paris 2024, prontas para mostrar ao mundo que são corajosas, determinadas e dispostas a fazer de tudo para terem sucesso.

Baleia

Baleia foi atribuída como mascote do Santos pela Gazeta Esportiva. De acordo com o Estatuto Social do Santos, aprovado no dia 12 de março de 2011, ficou decidido que a Baleia seria o mascote oficial do clube.

Galo

O Galo tornou-se mascote do Atlético no final da década de 1930. Segundo contam, devido a um Galo carijó imbatível nas rinhas de Galo de Belo Horizonte.