Qual é o bairro mais perigoso de São Paulo?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Campos Elísios, Consolação, Itaim Bibi e Pinheiros são algumas das regiões que tiveram maior aumento neste tipo de crime, como mostra levantamento feito pelo 'Estadão'

bairro do Ibirapuera

O bairro do Ibirapuera é a região mais nobre e luxuosa da cidade, com suas ruas arborizadas e sua proximidade com o parque de mesmo nome. Não à toa, valor de metro quadrado é o maior da cidade de São Paulo. O bairro é um verdadeiro oásis para quem curte esporte e natureza.

Veja 7 pontos de atenção para avaliar se um bairro é seguro.

  1. Infraestrutura. Um dos pontos que devem ser considerados na avaliação de um bairro seguro é a infraestrutura. ...
  2. Movimentação noturna. ...
  3. Estatísticas do local. ...
  4. Opinião dos vizinhos. ...
  5. Policiamento. ...
  6. Tipos de comércio da região. ...
  7. Outros fatores além da criminalidade.

Consolação destaca-se como um dos bairros mais vivos e diversos de São Paulo, oferecendo infraestrutura única aos seus moradores, com excelente localização, mobilidade e ainda oferta de espaços de lazer, cultura e gastronomia.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Em São Paulo, são oito cidades da região metropolitana sem favelas -incluindo São Caetano do Sul, conhecida por ter alguns dos melhores indicadores sociais do país. Outros exemplos são Poá, Santa Isabel e Vargem Grande Paulista. Em Santa Isabel, a ausência de favelas não é nenhum sinal de riqueza ou desenvolvimento.

Palmas do Tremembé

Palmas do Tremembé, a favela mais antiga de São Paulo.

Quando o assunto é mobilidade, o Itaim Bibi também é referência entre os bairros nobres de São Paulo por estar próximo a avenidas importantes. Por exemplo, a Rebouças, a Santo Amaro e a Nove de Julho. E também da Marginal Pinheiros e da Avenida das Nações Unidas.

Em termos de área, o título de gigante da metrópole vai para Marsilac, com 200 quilômetros quadrados — 100 vezes maior que o da Sé, o menor no ranking. Além das questões geográficas, outras características podem revelar campeões.

Vila Madalena

Famosa por sua energia diferente e seu clima pulsante e cheio de vida, a Vila Madalena é conhecida por ser o bairro mais boêmio de São Paulo.

Bela Vista, o bairro

Também chamado de Bixiga, o bairro surgiu com a chegada de imigrantes - a maioria italianos - a São Paulo. Além das boas cantinas, a região abriga antiquários, museu e o recém inaugurado mirante da 9 de Julho.

No entanto, o bairro mais rico fica no Distrito Federal: e é o Lago Sul, onde a renda média é três vezes maior do que a cidade mais rica, sendo cerca de R$ 23.241.

Como saber se um bairro é realmente seguro para morar?

  1. Visite o bairro em diferentes horários. ...
  2. Observe a existência de comércios ao redor. ...
  3. Conheça as opções de transporte público disponíveis. ...
  4. Analise a infraestrutura do bairro. ...
  5. Conheça a vizinhança. ...
  6. Consulte sobre o bairro na internet. ...
  7. Verifique se há policiamento efetivo.

No ranking das avenidas mais perigosas estão: a avenida Senador Teotônio Vilela, a estrada de Itapecerica, a avenida Dona Belmira Mari, a avenida Jacu Pêssego e a avenida Sapopemba.

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a favela do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, superou a Rocinha, no Rio de Janeiro e já é a maior reunião de domicílios subnormais do país.

Rocinha

As maiores favelas do Brasil em 2023: Rocinha perde a ponta
Dados preliminares do Censo 2022 mostram que a Rocinha, no Rio de Janeiro, deixou de ser a maior favela do Brasil. Agora, o primeiro lugar no ranking das comunidades é a Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal.