Qual é o bioma da Argentina?

Perguntado por: ifogaca5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O Pampa é um bioma partilhado. Ele se estende pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, ocupando, assim, uma área total de 700 mil quilômetros quadrados.

O Pampa é um bioma que ocorre exclusivamente no sul do subcontinente da América do Sul. Ele se estende pela parcela mais meridional do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No território brasileiro, a área ocupada pelo Pampa é de 2% da superfície total do país, o equivalente a 176.496 km².

O pampa é um bioma que está localizado no estado do Rio Grande do Sul (no Brasil), no Uruguai e em algumas províncias da Argentina (como Buenos Aires, Santa Fé, etc.)

O Chaco é um bioma sul-americano que abrange Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil. Por aqui, ele se estende pelos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e margeiam as áreas semi-alagadas do Pantanal.

Chaco: a segunda maior floresta da América do Sul caminha para o colapso. Distribuído entre Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil, o Chaco reúne mais de 50 ecossistemas diferentes, unidos pelo mesmo padrão de vegetação e clima.

O Relevo da Argentina é formado por planícies banhadas pelos rio Paraná a leste e fortes elevações na cordilheira dos Andes a oeste.

O relevo argentino basicamente tem dois contrastes, o primeiro é a oeste, com as conhecidas grandes altitudes da Cordilheira dos Andes e a leste, as planícies banhadas pelo Rio Paraná, que estende-se no restante do território. Os pampas também caracterizam o relevo argentino.

Entre os mamíferos estão a onça-pintada, a suçuarana, o gato-dos-pampas. Há raposas em várias regiões e, na mata subtropical, o macaco guariba é bastante encontrado, bem como a doninha, a anta, o tamanduá-bandeira, o tatu, diversas espécies de cervo e, nas regiões andinas, a lhama, a alpaca, a vicunha e o guanaco.

Previsão de Hoje 21/06 Buenos Aires - AR
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Vegetação: florestas subtropicais, pampa (vegetação de gramíneas) e vegetação desértica (encontrada na região sul). Principais recursos naturais: chumbo, cobre, zinco, estanho, minério de ferro, petróleo, manganês. Principais rios: rio da Prata, Paraná, Colorado, Salado e Paraguai.

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...

Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

O Gran Chaco é o maior e mais biodiverso sistema florestal contínuo da América do Sul depois da Amazônia.

A vegetação é constituída por espécies herbáceas, com uma grande diversidade de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte. A paisagem é constituída principalmente por campos naturais, apresentando regiões com matas restritas às margens dos locais onde o relevo é mais acidentado.

Ademais, pesquisas indicam que a flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas: louro-pardo, cedro, cabreúva, canjerana, guajuvira, guatambu, grápia, campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, canafístula, brabas-de-bode, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos de-porco, ...

Os biomas são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria.

A restinga é um ecossistema costeiro, associado ao bioma da Mata Atlântica, que ocorre ao longo de áreas litorâneas, e é fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à falta de água. Localizado na região Nordeste do Brasil, esse bioma ocupa uma área de 826.411km2 e apresenta uma flora e fauna rica em endemismo.

Hidrografia. Contam-se três redes hidrográficas em território argentino: a da vertente atlântica, que é a mais importante, a do Pacífico, na parte sul da cordilheira dos Andes, e as bacias endorreicas — ou internas — que ocupam um terço da superfície total do país.

Oceano Atlântico

O mar da costa chilena é natural do Oceano Pacífico, e o argentino é formado pelo Oceano Atlântico.