Qual é o capim que cresce mais rápido?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Cenchrus ciliares - Capim Buffel. É um capim bastante resistente a seca e pode ser plantado em regiões com volume de chuvas de 350 a 700 mm/ano, suportando período prolongado de seca. Se adapta bem às condições do nordeste brasileiro.

As melhores opções de capim para terrenos arenosos e de baixa fertilidade são:

  • Brachiaria Humidicola;
  • Brachiaria Decumbens.

Para engordar o gado, os capins ideais são o Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens, Brachiaria humidicola, Brachiaria ruziziensis e Panicum maximum. Quando realizado adequadamente, o manejo alimentar melhora a performance produtiva do rebanho.

Brachiaria Ruziziensis. Esse tipo de capim para gado exige solos de fertilidade média a alta para se desenvolver. Possui boa palatabilidade e alta qualidade nutricional, sendo indicado para gado de recria e engorda.

A adubação permite acelerar o crescimento da forrageira e acumular maior quantidade de forragem na pastagem. Pesquisas brasileiras estimam que para cada 1 kg de nitrogênio aplicado por hectare na forma de fertilizante seja incrementado em torno de 50 Kg de matéria seca de forragem por hectare de pastagem.

A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla; vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março. São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas.

Profundidade de semeadura até 2 cm. Germinação de 7 a 21 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Humidicola e Quicuio são a mesma coisa.
Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas.

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1). Capiaçu, em tupi-guarani, significa "capim grande".

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

A grama batatais é mais conhecida no mundo da agropecuária, pois é ideal para o pasto. Este tipo de vegetação é tão comum no Brasil que seu nome popular é Grama Mato Grosso. Uma das maiores vantagens deste tipo de gramado é conseguir evitar a erosão do solo e reter grandes quantidades de água.

Capim Paiaguás: Sistema Radicular Profundo e Alta Tolerância a Seca.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

De acordo com o pesquisador, o capim elefante anão BRS Kurumi é o mais recomendado para o gado leiteiro.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Segundo o consultor, o melhor capim para bezerro é o capim de porte mais baixo por causa do tamanho do bezerro. “O bezerro é baixinho, principalmente quando ele é recém-nascido. E é muito importante que o vaqueiro consiga visualizar o bezerro quando ele está deitado”, justificou.

MOMBAÇA Revestidas - 12 Kg - R$ 29,71/kg.

No caso do melhor capim para plantar no verão, destacam-se espécies como o Capim-Sudão, que tem resistência à seca e altas temperaturas, além de boa palatabilidade e aceitação do gado.

Não existe uma diferença no teor de proteína do capim-elefante apenas em função da cor da planta. Entretanto, existem significativas diferenças entre cultivares, havendo algumas com melhor valor nutritivo que outras. Normalmente, as variedades com maior relação folha/caule apresentam melhor valor nutritivo.