Qual é o certo tomar sorvete ou comer sorvete?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Isso ocorre porque “comer”, em geral, se refere a alimentos sólidos.

O sorvete é fonte dos principais nutrientes para a saúde e bem-estar, como proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K. Ele também possui minerais, como o fósforo e o cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos.

O correto é “tomar” sorvete.
Isso ocorre porque “comer”, em geral, se refere a alimentos sólidos.

É válido ressaltar, que se faz necessário evitar o consumo de alimentos gelados quando se está com febre ou tenha algum problema respiratório iminente, pois nesses casos as defesas do organismo ficam menores e o corpo está quente.

Outra coisa que sempre ouvimos é que depois de tomar sorvete é bom beber água para evitar resfriado. Isso apenas equilibra a temperatura e tira a sensação de gelado.

Prefira os sabores de fruta
Para quem quer fugir dessas calorias, a melhor opção são os sorvetes feitos com frutas e água, que podem ser consumidos no lanche da tarde ou utilizados como sobremesa.

Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio.

Sorbet: Opção de sorvete com menos gordura e açúcar para sua dieta alimentar. O sorvete fit, que também é conhecido como sorbet, é uma das versões mais utilizadas em dietas alimentares que precisam restringir calorias no dia a dia.

Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta
Isso acontece porque, em baixa temperatura, os cílios da mucosa – que são uma proteção natural – podem paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.

Café, sorvete, chocolate e refrigerante devem ser evitados à noite.

O sorveteiro é significado no dicionário Aulete Digital do seguinte modo: “Diz-se de pessoa que fabrica e/ou vende sorvete” (AULETE DIGITAL, 2015).

O imperador romano Nero foi um dos pioneiros na criação dessa sobremesa. Porém, o sorvete parecido com o que consumimos atualmente surgiu na China, entre os anos de 618 e 697. Na época, o imperador chinês King Tang fazia uma mistura de gelo, leite e arroz. Com o passar dos anos o sorvete chegou a Europa.

Assim, podemos afirmar que o sorvete é um alimento nutritivo que pode ser consumido em qualquer época do ano, uma vez que o consumo do sorvete no inverno não interfere no sistema imunológico do ser humano, causando gripes ou dores de garganta, por exemplo.

Em português, diz-se mesmo «comer a sopa», não se usando o verbo beber nesse contexto. Talvez a perspectiva subjacente a este uso seja a de encarar a sopa como alimento de consistência quase sólida.