Qual é o CID do oftalmologista?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

0 é o código para Exame dos olhos e da visão, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID H10 é o código da Classificação Internacional de Doenças para conjuntivite.

H57 - Outros transtornos do olho e anexos.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a CID da visão monocular é o código H54. 4. O texto determina que o paciente deve enxergar pelo menos razoavelmente em um dos olhos.

Tipos de deficiência visual

  • Baixa visão. Esta classificação também compreende os graus leve, moderada ou profunda. ...
  • Próximo à cegueira. ...
  • Cegueira.

A categoria H542 refere-se a visão subnormal de ambos os olhos e faz parte do grupo entre H53 e H54 e do Capítulo VII do livro CID 10.

Informações sobre o CID H530
O código é H530, a descrição é ambliopia por anopsia, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito pouca probabilidade de causar óbito, com referência não há e os códigos que agora são H530 não há nenhum.

H53 - Distúrbios visuais - Conclínica.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

4 – Alergia não especificada (resposta do sistema imunológico) CID T78. 4 é o código para Alergia não especificada, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

No Funcionalismo Público do Estado de SP, o funcionário apresenta o atestado médico com o CID H10 neste caso o prazo vai até 05 (cinco) dias, caso haja necessidade de mais tempo para recuperação, ou melhor, a partir do sexto dia, deve-se solicitar licença-saúde.

Neoplasia maligna da laringe (C32)

Neoplasia benigna da mama (D24)

No caso da visão monocular, se você sofreu um acidente que ocasionou a perda da visão de um olho, pode ser que você tenha direito ao Auxílio-Acidente. Daí, o perito do INSS deve constatar que você perdeu a sua capacidade para o trabalho de forma permanente.

A perícia do INSS vai analisar e confirmar o diagnóstico da visão monocular. A sua função não é dar o diagnóstico, para isso, você precisa ter um laudo médico detalhado para apresentar no dia da perícia. Esse laudo precisa ter a identificação do paciente, a CID da doença e assinatura e carimbo do médico.

Direitos e benefícios
Desde março de 2021, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, não considerava como deficiência a visão monocular. Desde então, deficientes monoculares podem solicitar aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (conhecido como LOAS).

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

O segundo parágrafo nos diz o seguinte: “Para concessão do benefício previsto no artigo, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor do que 20/200 no melhor olho após a melhor correção; ou campo visual inferior a vinte graus ou ocorrência simultânea de ambas ...