Qual é o combustível menos poluente do mundo?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.

Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir. Dos três combustíveis vendidos no posto, o etanol é o que menos produz gas carbônico — diz Ferrari.

O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.

A nossa octanagem está entre as melhores do mundo. E vou falar mais: as nossas gasolinas especiais, Podium, da Petrobras, Octapro da Ipiranga e Shell V-Power Racing da Shell têm octanagem acima de 100 RON.

O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.

São eles a bicicleta, o metrô, o carro elétrico e, o mais sustentável de todos, o velho hábito de andar a pé. A bicicleta e a caminhada são os melhores porque, além de não emitirem nenhum tipo de poluente, são benéficos à saúde.

Em primeiro lugar, a opção pelos transportes coletivos, caminhada, bicicleta e/ou patinete elétrico, principalmente em trajetos mais curtos. Entretanto, se você não abre mão do carro, por enquanto, uma alternativa é investir nas caronas.

Dessa forma o diesel é o trágico campeão na poluição do nosso meio ambiente, ainda mais acentuado pela falta de um bom catalizador nos caminhões e ônibus, principais veículos movidos a diesel.

A pesquisa revelou (rigorosamente ao contrário do que afirma…) que o álcool emite cerca de 24% mais carbono que a gasolina devido às emissões geradas pelas mudanças do solo para a plantação do milho, dos fertilizantes, e dos demais processos de obtenção e combustão.

O único combustível limpo é aquele que não foi gasto e sequer produzido, porque economizar combustível ainda é a melhor forma de minimizar efeitos no ambiente.

Quanto à disputa entre a gasolina comum e a aditivada, a comum é a que polui mais a atmosfera. Isso ocorreporque a aditivada mantém limpos os bicos injetores, reduzindo a formação de goma e, em consequência, as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos.

Propriedades técnicas do biodiesel
É um combustível com lubricidade natural, é biodegradável e atóxico. Além disso, é livre de enxofre, o que ajuda a reduzir a emissão de poluentes.

O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.

Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.

A melhor gasolina do mundo
Quanto mais elevado for o índice, mais resistente o combustível é. Essa escala varia conforme a composição química das ligações entre os hidrocarbonetos que compõem a gasolina. O componente considerado melhor é o isoctano (2,2,4-trimetilpentano) com valor de 100 de octanagem ou 100 octanas.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

Uma pesquisa encomendada pela União Europeia mostra que combustíveis derivados de vegetais, como o de soja ou canola, podem gerar até 80% mais emissões que a gasolina ou diesel derivados do petróleo.

Os veículos movidos a diesel e gasolina (ambos derivados do petróleo) são os principais vilões da poluição atmosférica. No processo de combustão, os motores dos veículos emitem gases poluentes.

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.