Qual é o comprimento da reta?

Perguntado por: lmoreira4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

As retas são infinitas. Isso significa que, dados dois pontos distintos de uma reta, sempre existirá um ponto entre eles também pertencente a essa reta. O resultado disso é que as retas possuem comprimento infinito.

substantivo feminino Traço cuja direção é única e direta, sem obstáculos, curvas, ângulos. Numa estrada ou pista, o trecho direto e reto, sem curvas. Geometria. A menor distância observada entre dois pontos.

Tem mais depois da publicidade ;) Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam. As retas paralelas não possuem ponto em comum. A semirreta possui origem, mas é ilimitada no outro sentido, isso é, possui início, mas não tem fim.

o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor; a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.

A régua pode ser utilizada na medição de pequenos comprimentos, o metro e a trena na construção civil e a fita métrica por costureiros na determinação de medidas de tecidos e das partes do corpo (busto, quadril, cintura, comprimento das pernas e etc.).

A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.

A equação geral da reta é a equação ax + by + c = 0, com a e b diferentes de 0. Os pontos pertencentes à reta satisfazem a sua equação geral. Podemos encontrar a equação da reta sabendo quais são os dois pontos pertencentes à reta. É possível fazer a representação gráfica da reta conhecendo a sua equação geral.

A equação reduzida da reta é a maneira de representar de forma algébrica a reta, sendo possível obter, por meio do estudo da geometria analítica, informações importantes sobre o comportamento da reta quando representada no plano cartesiano.

Uma reta é um conjunto de pontos.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.

Propriedades das Retas

  1. As retas são linhas infinitas.
  2. As retas possuem somente uma dimensão (unidimensional)
  3. Numa reta existem infinitos pontos.
  4. As retas podem estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada.

As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

As retas são linhas que não fazem curva e são formadas por infinitos pontos para as duas direções em que se estendem.

Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.

Uma reta pode ser definida como um conjunto de pontos infinitos, com tamanho infinito e unidimensional. Essa figura geométrica pode está disposta nas posições horizontal, vertical e inclinada.

Características do Retângulo
Dois lados do retângulo são menores e geralmente indicam a altura (h) ou a largura. E, dois lados são maiores e indicam a base (b) ou o comprimento da figura.