Qual o conceito de alfabetização de Magda Soares?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Segundo Magda, o ideal seria a prática do alfabetizar letrando, o que ela chama de “alfaletrar”, ou seja, ensinar a ler e a escrever sem perder de vista o contexto das práticas sociais de leitura e da escrita e sua aplicação no dia a dia.

Segundo Magda Soares (2012, p. 47), o ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne alfabetizado e letrado ao mesmo tempo.

Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Segundo Soares (2003), não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la.

Dedicou sua vida aos estudos na área da alfabetização e nos ensinou como alfabetizar, letrar e contribuir com o desenvolvimento de muitas crianças.

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

Magda Soares defendia que sim, é preciso ter vários métodos para alfabetizar, mas, sobretudo, como ensinar o quê e para quem. Deixou claro que a fala é inata, já a escrita é cultural e precisa ser desenvolvida, ou seja, a criança não aprende a ler e a escrever sozinha.

Alfabetização: quatro conceitos diferentes

  • O conceito estrito: alfabetizar como mera codificação. ...
  • O conceito equivocado: ler é compreender. ...
  • O conceito amplo: alfabetização como letramento ou como educação geral. ...
  • O conceito operacional: aprender a ler e ler para aprender.

Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).

O modelo autônomo: - Conforme Soares (1998), esse modelo considera o Letramento como o uso de habilidades da leitura e da escrita para entender as exigências sociais - o indivíduo deve se adaptar à sociedade - o tipo de habilidade depende da prática social em que o indivíduo se engaja.

A principal diferença entre ambos é que a alfabetização ensina a codificar e decodificar o sistema de escrita, enquanto o letramento ensina a dominar e utilizar a linguagem na prática social.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

Vejam abaixo quais são eles:

  • Ela (a alfabetização) é resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas.
  • É aplicada, praticada e situada de acordo com o contexto.
  • É composta por um processo de aprendizagem e aquisição de habilidades básicas. ...
  • Ela compreende o domínio do texto, compreensão.

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

Como Citar
Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p. Práxis Educativa, [S.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

Conforme Morais, Albuquerque (2005a), três linhas de teorização parecem ter assumido certa hegemonia no campo acadêmico da alfabetização: a teoria da psicogênese da língua escrita, as pesquisas que examinam as relações entre consciência metafonológica e alfabetização e os estudos que teorizam sobre letramento.

O método analítico de aprendizagem na alfabetização, como também é conhecido trata desse processo como algo muito maior que a decodificação de letras e sílabas, ele trata do reconhecimento das palavras e orações como um todo, para depois tratar dos componentes (FERREIRO & TEBEROSKY 1995, P. 19).

A escrita das crianças se constrói em três grandes períodos, sendo que cada um deles comporta subdivisões: Nível pré-silábico, Nível silábico e Nível silábico alfabético e alfabético.

As fases da alfabetização

  • Nível Pré-Silábico.
  • Nível Silábico.
  • Nível Silábico-Alfabético.
  • Nível Alfabético.

PILARES ESSENCIAIS PARA ALFABETIZAÇÃO

  • A aquisição de vocabulário.
  • A compreensão.
  • O conhecimento das letras do alfabeto.
  • A consciência fonológica.