Qual é o deserto mais seco do planeta?

Perguntado por: opimenta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Atacama

O Atacama é o deserto mais seco do mundo, o que se explica pelos efeitos das correntes marítimas e pela altitude da região.

Deserto do Saara

O continente Antártida (ou Antártica) é o maior deserto do mundo, com mais de 14 milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo ele um deserto frio. O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, com mais de 9 de quilômetros quadrados de extensão. Há um impasse quanto ao menor deserto do mundo.

A formação do deserto do Atacama se deve a alguns fatores, como a sua localização na faixa climática subtropical seca do Hemisfério Sul e o efeito de sombra de chuva da Cordilheira dos Andes, que impede a entrada de massas de ar úmidas provenientes da Bacia Amazônica.

Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano
De acordo com a Aquae, a quantidade de água por ano que inunda a cidade é dez vezes maior que a quantidade média de milímetros de chuva que cai nos pampas da Argentina, por exemplo, considerada uma das planícies mais férteis do planeta.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

O Polígono das Secas é uma região geográfica definida e delimitada pela legislação brasileira, sendo marcado pela ocorrência do fenômeno da seca. Ele está localizado na região Nordeste e Sudeste do Brasil, abrangendo áreas de nove estados. É caracterizado, no geral, pelo baixo regime de chuvas e pela aridez do solo.

2017

As chuvas por lá são raras, mas em algumas exceções, a precipitação pode causar fenômenos como os “desertos floridos”: a cada cinco ou dez anos, grandes áreas repletas de flores brotam nas regiões secas. A última vez que isso aconteceu foi em 2017.

A Cordilheira dos Andes se torna uma grande barreira geográfica que detém a umidade. Com o problema da escassez de água, a cidade precisou buscar soluções para amenizá-la. Arica também possui sistemas de captação e armazenamento de água da chuva.

Desertos no Brasil: Uma Nova Realidade da Caatinga. Durante o período escolar, nas aulas de geografia, aprende-se que o Brasil não tem desertos. Embora dentro do território nacional tenha regiões muito secas, todas registravam o mínimo de chuva possível que impedia a criação deste bioma bastante árido.

Localizado no continente africano, o deserto do Saara ocupa uma área de aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 35% do território. Sua extensão é maior que a de alguns países, como, o Brasil, Índia e a Austrália.

Localizado no estado do Tocantins e ocupando uma enorme área de 34 mil km2, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão.

Um terreno muito seco pouco propicio a brotar algumas plantas. A fauna é formada por animais pequenos como ratos, lagartos e cobras, também há presença de lhamas, guanacos, flamingos e outros animais que com o tempo foram se adaptando ao clima.

Desde então, o mosquito não era detectado no Chile devido às fronteiras naturais do país; o deserto do Atacama, o mais árido do mundo, localizado no norte do país, a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico, servem como barreiras para o inseto.

A Floresta Amazônica, uma das maiores do mundo e presente na região Norte, desempenha um papel significativo na manutenção desses níveis de umidade, contribuindo para o clima úmido da área.

Qual é a cidade que mais chove no Brasil? Pela mesma razão, a cidade em que mais choveu em todo o ano de 2022 no Brasil está localizada no Amazonas: o município de Tabatinga registrou a maior precipitação máxima anual, com 3.744 mm.

Em Calama , uma cidade no deserto do Atacama, no Chile, não choveu durante 400 anos. Imagine: 400 anos na secura, de 1571 a 1971. Você conhece lugares na Terra onde ocorrem fenômenos únicos?

A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense.

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence a Florianópolis, com um acumulado em 24 horas de 404,8 milímetros em 15 de novembro de 1991. Segundo Nachtigall, embora o dado de chuva do litoral de São Paulo espante, está distante do recorde mundial.