Qual é o Deus brasileiro?

Perguntado por: desteves2 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.

Não há de fato uma mitologia brasileira, o que se tem são várias pequenas histórias de diferentes tribos indígenas que nem sempre coincidem entre si, apesar de tudo, são histórias ricas e que até hoje existem algumas tribos que acreditam nessas histórias.

Os principais deuses gregos são: - Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”. Ele era considerado o deus dos céus, do trovão, do raio etc.

Resumo sobre Zeus
Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo. Tornou-se o deus mais poderoso ao resgatar seus irmãos, devorados por Cronos, e liderar uma guerra contra os titãs.

Indonésia

O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados.

Há muitos deuses na mitologia chinesa, mas, essencialmente, foram três deuses que deram início à civilização: Nu Wa, Fu Xi e Shennong. Eles foram os sucessores de Panku, considerado o primeiro ser com consciência no universo, dono de um machado que dividiu o mundo entre céu e terra.

Apolo, deus do Sol, da música, das artes, da profecia etc., foi um dos deuses mais importantes na Grécia Antiga. Era filho de Zeus e irmão gêmeo de Ártemis. Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc.

Jaci (do tupi Ya-cy ou Ia-cy, mãe dos vegetais), na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Segundo a tradição, Guaraci, o deus do Sol um dia cansou-se de seu ofício eterno e precisou dormir. Quando fechou os olhos o mundo caiu em trevas.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma.

Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.

Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.

Sendo assim, destacaremos abaixo algumas das mitologias mais conhecidas: Mitologia Grega. Mitologia Egípcia. Mitologia Nórdica.

Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la. Perseu a encontrou dormindo em sua caverna, a matou e a decapitou. A cabeça de Medusa ainda foi usada por ele como arma e depois entregue para Atena, que a usou como adorno em seu escudo.

É caracterizado por possuir quatro braços: dois pousados sobre as pernas, o terceiro segurando um tridente (trichula, que simboliza a trindade Trimûrti), e o quarto está segurando um tambor em forma de ampulheta que representa o ritmo da vida determinado por sua música.

3 – Semideuses: Aquiles
No entanto, apesar de sua força, seu calcanhar era seu único ponto fraco.