Qual é o Dia Mundial da banana?

Perguntado por: lveiga5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

dia 22 de setembro

No dia 22 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Banana. O Brasil é o 4º maior produtor mundial da fruta, somando 6,9 mil toneladas, ficando atrás apenas da Índia, China e Filipinas (FAO, 2013).

A banana acompanha o desenvolvimento dos seres humanos há muito tempo. Foi uma das primeiras plantas frutíferas a terem domesticação, cerca de 7.000 anos atrás, no sudeste da Ásia. Atualmente é uma das principais commodities de exportação de vários países em desenvolvimento.

São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

Além dessas frutas estrangeiras que são muito consumidas do Brasil, o país possui deliciosas frutas nativas como o abacaxi, o cacau, caju, o coco da Bahia, a goiaba, a jabuticaba e o maracujá.

Banana, a fruta mais popular do mundo, é ameaçada por pandemia.

Etimologia. "Banana" é um termo com origem na Guiné. "Pacoba" e "pacova" se originaram do termo tupi pa'kowa, que significa "folha de enrolar".

As bananas originais não eram comestíveis. Cheias de sementes duras, acredita-se que elas eram cozinhadas para servirem como alimento, ou não teria valido a pena cultivá-las. A versão moderna pode ter começado na região da Papua Nova Guiné, dez mil anos atrás.

As bananeiras, figueiras-de-adão, pacobeiras ou pacoveiras são plantas do gênero Musa, um dos três que compõem a família Musaceae, que inclui as plantas herbáceas vivazes, incluindo as bananeiras cultivadas para a produção de fibras (abacás) e para a produção de bananas.

Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.

banana nanica

Nós temos banana”. Mesmo sendo originária do sudeste asiático e cultivada em praticamente todos os países tropicais do planeta, a banana nanica foi consagrada fruta tipicamente brasileira.

1º lugar: Banana-da-terra
Também conhecida como banana-comprida, pacova ou chifre de boi, ela apresenta maior concentração de vitaminas A e C, além de ser utilizada em diversas receitas ao redor do mundo. Sem falar que é possível utilizar até mesmo a sua casca como um ingrediente na hora de preparar as receitas.

Em Jales, a área plantada é equivalente. Em todo o Estado, Fernandópolis e Jales dominam a maior região produtora de banana maçã. Para o diretor da CATI, Luiz Carlos Pagoto, o produtor rural não pode sair plantando banana porque o mercado é satisfatório.

É a 'Musa ingens', que cresce nas florestas tropicais da ilha de Nova Guiné, na Oceania. 'Musa ingens', em latim, significa 'bananeira enorme'. O nome faz jus às dimensões da planta. O pseudocaule (aquele haste formado pelas bainhas das folhas) pode chegar a 15 metros de altura e 2 metros de circunferência.

banana {feminino}
banana {subst.}

A cor azul da banana é natural. Também não é uma planta modificada geneticamente, trata-se da espécie Blue Java. Comum na Ásia, Austrália e no Havaí, aos poucos estão sendo feitos testes no Brasil para o cultivo da planta, já que o plantio é favorável à regiões tropicais.

Qual é a fruta que nunca reprova? Resposta: Uva passa.

A Buah naga também é conhecida como a "fruta do dragão". "É um verdadeiro requinte", disse Victoria Rivera. A Buah naga é da mesma família da pitaia, encontrada na Colômbia, igualmente doce e com um interior de seda e uma explosão de cores. "Encontramos essa fruta na loucura de um mercado matutino na Indonésia."

Melão Yubari King

O Melão Yubari King é outra fruta japonesa, duas unidades deste melão custam US$ 225. Comprar um melão Yubari pode até ser um bom investimento para alguns japoneses, já que em determinada época um par de melões Yubari foi vendido por US$ 23,500, fazendo deles as frutas mais caras no mundo.

Qual é a fruta mais rara do planeta?

  • Dekopon Citrus (tangerina japonesa gigante) Preço: 13 dólares por unidade.
  • Morango Joia Branca. Preço: 10 dólares por unidade.
  • Pêra em forma de Buda.
  • Morangos de Sembikiya.
  • Cerejas de Sembikiya.
  • Morango Bijin-hime.
  • Manga australiana.
  • Abacaxi da Cornualha.