Qual é o ditongo de Uruguai?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Encontros Vocálicos

DitongoTritongoHiato
papai (pa-pai) oi (a palavra "oi" não se separa) sabão (sa-bão)iguais (i-guais) saguão (sa-guão) uruguaio (u-ru-guai-o).álcool (ál-co-ol) navio (na-vi-o) saída (sa-í-da)

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Significado de Ditongo
substantivo masculino Combinação constituída por uma vogal e por uma semivogal, numa mesma sílaba, por exemplo: cai, dói, céu.

URUGUAI É UMA PALAVRA TRISSÍLABA. A SÍLABA TÔNICA É GUAI.

Os encontros vocálicos -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, e -uo no final das palavras são considerados por alguns gramáticos como hiatos e por outros como ditongos crescentes. Divisão silábica como hiato: história (his-tó-ri-a); série (sé-ri-e);

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba (cai-xa, de-grau, sé-rie). Quando fazemos a separação das sílabas, a vogal e a semivogal não se separam. Se elas se separassem não seriam ditongos.

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Ditongo decrescente
Exemplos: caixa, vai.

A presença de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba caracteriza o ditongo.

Hiato e Ditongo
A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).