Qual é o Exu de Iemanjá?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Em 2022, Yemanjá e Exu caminharão juntos para aliar a esperança à motivação no intuito de trazer mais para a atividade na luta diária. Yemanjá é o Orixá do mar que amenizará o movimento das águas, ou seja, ela dará forças e autoconfiança para enfrentar os obstáculos..

A linha de Iemanjá é formada por sete falanges, formada por sereias, princesas, marinheiros, estrelas guias que trabalham para o bem da humanidade, procurando trazer bons sentimentos e ensinamentos preciosos para o povo.

Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás.

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

4 - Sociáveis. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Protege a vida marinha. Regente absoluta dos lares, protetora da família. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.

São ancestrais negros, homens e mulheres idosos, que vivenciaram a escravização com toda a sua violência no 'novo mundo'. A maturidade, experiência espiritual e a sabedoria desses ancestrais estão vinculadas à caridade, simplicidade, humildade e paciência.

Abebé é um leque em forma circular, usado por Oxum quando feito em latão ou dourado, alguns podem trazer um espelho no centro, e usado por Iemanjá quando prateado, normalmente trazem desenhos simbólicos. Tais desenhos, são geralmente corações quando para Oxum, ou peixes, para Iemanjá.

A cor da guia de Iemanjá no Batuque, Candomblé e também na Umbanda é geralmente azul claro ou cristal, algumas tradições incluem também branco e rosa.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal, apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia, da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá.

As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.

Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

Os filhos de Iemanjá são pessoas emotivas, que tratam a todos com educação e carinho. Com forte senso maternal (independente do gênero), quem é filho de Iemanjá costuma ser superprotetor e defender aqueles que ama.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Yemanjá é considerada a mãe de todos os orixás. O axé de Yemanjá está em pedras do mar, conchas marinhas e vasos de porcelana azuis. Seu metal é a prata.

Através de filhas de santo de terreiros de candomblé, centros espíritas e casas de umbanda, eis que a rainha das águas salgadas se faz presente na areia da Praia do Rio Vermelho. Como se fosse a própria entidade, Maria Aparecida perambula seguida por uma pequena multidão.