Qual é o feminino de Vossa Senhoria?

Perguntado por: eportela6 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Senhor / Senhora (Sr. / Srª):pronome de tratamento utilizado com pessoas desconhecidas e quando há um nível de formalidade na relação. Vossa Senhoria (V.S. ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V.

A Sua Excelência o Senhor. A Sua Excelência a Senhora. Ao Senhor. À Senhora.

Observe o esquema: a) VOSSA MAJESTADE, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA SENHORIA, VOSSA SANTIDADE – devem ser usados quando nos dirigimos diretamente à pessoa. b) SUA MAJESTADE, SUA EXCELÊNCIA, SUA SENHORIA, SUA SANTIDADE – devem ser usados quando nos referimos à pessoa.

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

  • Pronome pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam o sujeito ou complemento da oração. ...
  • Pronome possessivo. Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome indefinido. ...
  • Pronome relativo. ...
  • Pronome interrogativo.

Qual o pronome de tratamento para um pastor? PADRE E PASTOR: VOSSA SENHORIA Havendo necessidade de se dirigir a eles por escrito, use o simples e correto Vossa Senhoria.

Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

No Brasil, recebem o título de primeira-dama as esposas do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos. Junto ao cargo utiliza-se via de regra o título «Dona» antes de seus nomes. Michelle Bolsonaro, esposa do presidente Jair Bolsonaro, é a atual primeira-dama do Brasil.

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por "excelência" ou por "meritíssimo juiz". É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão "senhor juiz", que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.

Pronome de tratamento para Vereador
Abreviatura no singular: V.S. ª ou V.Sa. Abreviatura no plural: V.S.as ou V. Sas.

Para se anunciar a presença de um oficial-general, usa-se o termo "Excelentíssimo Senhor (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019) Senhor”.

- As interjeições para dirigir-se a um representante do BPM em ação podem ser “policial” ou “soldado”.

1 comandante, líder, cabeça, capitão, maioral, mandante, mestre, principal, prócer, prócere, patriarca. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Patrão: 2 autoridade, capataz, diretor, dirigente, encarregado, gerente, patrão, superintendente, superior.

Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”. § 1º Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é “Vossa Excelência”, “Senhor Almirante”, “Senhor General” ou “Senhor Brigadeiro”, conforme o caso.

7) Pronomes pessoais
O currículo não deve ter palavras como "eu", "ela" ou "meu". "Não escreva no currículo na terceira ou primeira pessoa. O recrutador já entendeu que tudo o que está lá são informações do candidato e de suas experiências", diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do Resume Writers' Ink.

3. Tipos de pronomes

  • O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  • O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  • O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).