Qual é o lema do absolutismo?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O rei Luís XIV (1643-1715), conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a ele foi atribuída a frase “O Estado sou Eu”. Essa característica de representação completa do Estado fazia do rei um elemento político absoluto. Daí vem o termo absolutismo.

O Estado sou eu

A oração "O Estado sou eu" (no original “L'État c'est moi", em inglês "I am the State") é atribuída ao Rei Luís XIV (1638-1715).

Luís XIV

O auge do absolutismo ocorreu durante o século XVII, período marcado pela existência de monarcas poderosos, como foi o caso de Luís XIV, rei da França entre os anos de 1643 e 1715. Esse monarca francês é considerado por muitos historiadores o grande modelo de monarca absolutista.

Jacques Bossuet, Thomas Hobbes e Nicolau Maquiavel: expoentes do pensamento absolutista. A criação do Estado Absolutista está usualmente vinculada às transformações que marcaram a Europa durante o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo. No sistema político monárquico absolutista, o monarca não está sujeito a contestações ou regularizações realizadas por qualquer outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso, econômico ou eleitoral.

Quais eram as principais características do absolutismo?

  • Centralização do poder na mão do monarca,
  • O rei tinha o direito de interferir em assunto religiosos,
  • Ausência de um setor legislativo, uma vez que as leis eram estabelecidas pelo rei,
  • Utilização do modelo mercantilista em sua economia.

Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia.

5 Características do Absolutismo

  1. Centralização ilimitada do poder nas mãos dos monarcas. ...
  2. Os monarcas tinham autonomia para inferir em assuntos religiosos. ...
  3. Instituição de leis e decisões executivas sob controle monárquico. ...
  4. O poder dos monarcas era hereditário. ...
  5. O mercantilismo foi o principal sistema econômico do absolutismo.

6 - A frase de Luís, “L'Etat c'est moi” (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava: a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional).

Atribuída ao Rei Luís XIV (1638-1715), também conhecido como Rei-Sol (no original le Roi Soleil), “O Estado sou eu” é o que melhor define o momento da politica brasileira.

Luis XIV ficou famoso por ser o rei da França que afirmou: “o Estado sou eu”. Sua frase designava um poder monarca absoluto, mas, no caso do Brasil, poderia se aplicar ao processo de modernização do país, atendendo pelo nome de patrimonialismo.

Luís XIV de França

A monarquia absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como "Rei-Sol", logo após a morte do seu primeiro-ministro, em 9 de março de 1661, o cardeal Jules Mazarin.

O Absolutismo deixou de existir como forma de governo por volta do século XIX, uma vez que já era contestado pelos ideais iluministas. A Revolução Francesa e as mudanças que surgiram a partir dela contribuíram para o fim dessa forma de governo em toda a Europa.

O surgimento do absolutismo foi um fenômeno relacionado com o surgimento do Estado nacional moderno, no final da Baixa Idade Média. Também foi quando a burguesia começou a estabelecer-se, e, para essa classe, a consolidação dos seus interesses mercantis passava pela existência de um governo centralizado.

O que é absolutismo? O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa. Tratava-se de um sistema de governo que estava nitidamente ligado à formação dos Estados Nacionais (nações).

Alguns países da Europa passaram pelo regime absolutista, mas os principais reinos absolutistas foram França, Espanha e Inglaterra.

É impossível pensar o Absolutismo sem mencionar o Mercantilismo. A união entre os dois pensamentos, um político e outro econômico, fez surgir o Estado Moderno.

As monarquias absolutas que existem atualmente são:

  • Eswatini (antiga Suazilândia)
  • Vaticano.
  • Catar.
  • Arábia Saudita.
  • Omã
  • Brunei.
  • Emirados Árabes Unidos.

Monarquias soberanas
A seguinte lista inclui 43 monarquias, das quais 42 são reconhecidas como Estados independentes pela Organização das Nações Unidas.

O período do absolutismo monárquico representou para a Igreja Católica uma fase de profundos constrangimentos no plano político e religioso. Muitos prelados submeteram-se aos príncipes, em detrimento de Roma. E a ideologia liberal posterior viria a consagrar a completa separação entre Igreja e Estado.

O poder absoluto do rei baseava-se na origem divina do poder. 4. A economia mercantilista caracterizava-se pelo intervencionismo e protecionismo que impunham restrições ao comércio e à produção, o controle dos preços, o colonialismo e o monopólio.