Qual é o local onde ficam os genes?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes.

As regiões do gene que correspondem às seqüências de nucleotídeos que são mantidas no mRNA maduro são chamadas de éxons. Nos éxons está a informação da seqüência de aminoácidos que o polipeptídio deverá ter, essa é a parte codificante do gene, corresponde á informação que sairá do núcleo e será traduzida no citoplasma.

O Projeto Genoma Humano constatou a presença de aproximadamente 20-25 mil genes, que geram cerca de 400 mil proteínas.

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

A região de codificação de um gene, também conhecida e abreviada na literatura em inglês como CDS (de coding DNA sequence), é uma porção de DNA de um gene ou RNA que codifica para proteína. A região geralmente começa na extremidade 5' por um codão de início e termina na extremidade 3' com um codão de parada.

Locus é uma palavra do latim, que significa literalmente “lugar”, “posição” ou “local”. Este termo pode ser usado em diversos sentidos e para várias áreas, como na psicologia, na genética, na matemática, na fonética e etc.

Genes dominantes x genes recessivos
Sabendo-se que os seres humanos têm duas cópias da maioria dos genes, a ciência explica que cada um é herdado de um progenitor. Em alguns casos, somente uma cópia é o suficiente para alguma função ou doença. Nesse momento, existe um gene dominante e outro recessivo.

Um gene é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).

A estrutura de um gene consiste em muitos elementos, dos quais a sequência codificadora costuma ser apenas uma pequena parte. Estes incluem regiões de DNA que não são transcritas, bem como regiões não traduzidas do RNA. Cada gene contém um conjunto particular de sequências reguladoras, necessárias para sua expressão.

cromossomo Y

O maior cromossomo humano, o de número 1, apresenta um DNA com 250 milhões de pares de bases, enquanto o cromossomo Y, o menor desse genoma, tem 50 milhões de pares de bases.

Um dos maiores genomas conhecidos é o da espécie de peixe pulmonado Protopterus aethiopicus, com incríveis 130 bilhões de pb, cerca de 40 vezes maior que o genoma do ser humano. Comparação entre o genoma humano e algumas outras espécies.

O organismo com o menor número de genes já encontrado é o Mycoplasma genitalium, que tem 523. Para criar a bactéria semi-sintética, a equipe de Venter transplantou o pacote artificial de DNA para uma célula de Mycoplasma mycoides, que já estava sem genoma.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Um traço é alguma característica geneticamente determinada e com frequência é determinada por mais de um gene.