Qual é o maior grupo nômade da atualidade?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os fulânis, também chamados peul ou fulbe, são um grupo de mais de 20 milhões de pessoas dispersas por 15 países, da costa atlântica do Senegal à densa selva centro-africana.

Os nômades modernos que vivem principalmente na África e no Oriente Médio habitam predominantemente os desertos. Carregam os valores ancestrais de seus povos e deles retiram todo conhecimento necessário para viver em constante mudança e adaptação em meio à natureza.

Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram as fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. Estima-se que exista no mundo cerca de 30 milhões de pessoas pertencentes a povos nômades.

Na atualidade, os povos nômades são: algumas etnias indígenas brasileiras, aborígenes na Austrália, pastores no Tibete e Mongólia, e alguns grupos ciganos da Europa.

Ainda encontramos povos nômades até os dias atuais. Eles vivem, principalmente, na África e no Oriente Médio, migrando quando há necessidade de buscar melhores condições, seja na disponibilidade de alimentos, seja no que diz respeito às condições climáticas.

Os ciganos são nômades, seminômades ou sedentários. Os nômades viajam regularmente. Os seminômades (ou semi-sedentários) viajam parte do ano e ficam em acampamentos fixos, casas ou apartamentos, o restante do tempo; Os sedentários tem moradias fixas e dificilmente viajam, mas nem por isso deixaram de ser ciganos.

Resposta: De acordo com o texto, aos poucos os seres humanos deixaram de ser nômades pois, com a descoberta da agricultura, os povos passaram a fixar moradia em determinados lugares e regiões, e a produzir seu próprio alimento.

Denre elas, nômade se caracteriza por significar um deslocamento contínuo, sem parada fixa. Um caso típico são os “povos” nômades, que não se fixam definitivamente e deslocam-se com frequência. As cidades geralmente são definidas pela concentração da população, que se aglomera e se fixa em um lugar.

Compreende-se que existem populações nômades em todos os continentes do globo (GILBERT, 2007; RANDALL, 2015). No continente africano, os países com maior número de indivíduos nômades registrados são a Mauritânia, a Nigéria, o Chade, o Mali e a Etiópia (RANDALL, 2015).

Os beduínos são pastores nómadas da região do Norte e Centro da Arábia, bem como, do Deserto Arábico, no Egito, onde os seus descendentes ainda hoje habitam. Os beduínos mais antigos desta região são os responsáveis pela domesticação dos camelos e estão organizados em tribos.

Eles não permanecem em um único local. Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. Quando há necessidade, deslocam-se para procurar melhores condições de vida.

Os primeiros humanos surgiram em algum ponto do continente africano e se espalharam pelo mundo. Mesmo com o surgimento da atividade agrícola, a vida nômade não deixou de existir. Contudo, ela passou por mudanças ao longo do tempo, já que técnicas e artefatos foram desenvolvidos.

4º ANO – HISTÓRIA- 8ª COLETÂNEA Nomadismo X Sedentarismo. Nômades: São aquelas pessoas que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro. O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações.

O nomadismo foi abandonado por volta de 10 mil anos atrás (Era Neolítica) quando o ser humano aprendeu a plantar. Com a agricultura, os povos precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos.