Qual é o maior inimigo regional da Índia?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Índia e Paquistão são inimigos históricos desde a independência dos dois países do Reino Unido, em 1947. Ambos disputam a região da Caxemira.

As tensões entre a Índia e a China em sua fronteira no Himalaia aumentaram desde junho, quando ocorreram combates corpo a corpo entre seus respectivos soldados. Esse incidente, de violência incomum em 45 anos, deixou 20 mortos do lado indiano e um número desconhecido de vítimas nas fileiras chinesas.

Desde a divisão, a Índia e o Paquistão disputam sobre quem tem o controle sobre a província da Caxemira. Eles travaram duas guerras por causa disso (em 1947-1948 e 1965), e também entraram em confronto na crise de Kargil, em 1999, na Caxemira.

A Índia deposita uma forte consideração pela relação diplomática com países do continente americano, especialmente Brasil e Argentina. Ambos os países buscam maior participação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, sendo membros fundadores do grupo Nações G4.

Esporte, que está em declínio, ainda é visto por muitos jovens pobres como 'passaporte' para um futuro melhor.

Em 1858, com a tomada de Punjab, no norte do país, os britânicos consolidaram seu domínio. Com a Revolução Industrial, as indústrias de tecelagem britânicas passaram a exportar tecidos para a Índia.

Atualmente, a Caxemira tem sua região dividida entre Índia, Paquistão e China. A Índia, cuja religião tradicional é o hinduísmo, detém o controle da maior parte da Caxemira, onde a maioria da população é islâmica e busca a independência ou a integração ao Paquistão, adepto ao islamismo.

Por muitos anos, a Índia foi um território colonizado pela Inglaterra. Esse processo se deu por conta da valorização das riquezas naturais desse país, como o solo extremamente fértil, por exemplo.

Com 1,6 milhão de soldados ativos, segundo dados do Global Fire Power, a Índia é o 5º maior exército do mundo.

Importância Estratégica. A região da Caxemira é rica em água e concentra importantes nascentes de rios que banham as terras dos três países limítrofes.

Guerra Indo-Paquistanesa de 1965 (ou Segunda Guerra da Caxemira): Começou com uma infiltração instigada pelo Paquistão, que provocou uma rebelião em Jammu e Caxemira contra o governo indiano. Em retaliação, a Índia desfechou um ataque contra o território paquistanês. A guerra terminou num impasse.

Em 14 de agosto de 1947, a Índia, a então maior colônia britânica, se tornou independente e foi dividida em duas nações por um critério de separação religiosa. As áreas habitadas predominantemente por hindus e sikhs foram atribuídas à Índia, enquanto que as de maioria muçulmana ficariam com o Paquistão.

Caxemira é um tipo de tecido secular feito a partir do pelo de cabras. Apesar de ser biodegradável, a extração desse tipo de material envolve crueldade animal e impactos ambientais decorrentes da pastagem.

A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.

A maior parte das importações e petróleo da Índia tem como origem o Oriente Médio e, em 2021, 9% das compras vieram da América Latina.

Com mais de 1,3 milhão de homens e mulheres a serviço da nação, a Índia possui a terceira maior força militar do mundo em termos de efetivo, atrás apenas da China e EUA. O exército em terra fica quase todo de sobreaviso, à espera de uma ordem para entrar em ação.

Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. No yoga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.

[…] a grande maioria dos grupos indianos hoje descendem de uma mistura de basicamente dois povos ancestrais básicos: um deles denominamos ancestral antigo do norte da Índia e o segundo chamamos ancestral do sul da Índia.

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela independência da Índia.

O inglês foi instituído como língua oficial em virtude da colonização inglesa, entretanto, como a cultura indiana tem características marcantes, as línguas e dialetos utilizados pela população não foram abolidos da rotina, especialmente porque muitos indianos lutaram para que o inglês não fosse eleito como fonte única ...