Qual é o melhor chá para eliminar gases?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

O excesso de gases no estômago também pode estar relacionado a doenças gastrointestinais que também causam inchaço abdominal e dor de gases. Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente.

O que causa a barriga inchada? A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Dulcogas® foi concebido para o alívio rápido dos gases e inchaço e flatulência. Graças à ação do simeticone, as bolhas de ar aprisionadas no estômago e intestinos ligam-se, possibilitando a dispersão das bolhas de gás que podem ser evacuadas de forma mais fácil.

As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Essa raiz possui o gingerol e o shogaol, substâncias com potente ação antioxidante e anti-inflamatória que atuam na desintoxicação, melhorando o funcionamento do organismo e ajudando a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Quais são as causas dos gases presos? Na maioria dos casos, a causa por trás dos gases no estômago ou intestino está relacionada com algo que você comeu. Sabe aquela sensação de “empachamento” após digerir algo pesado ou se alimentar de forma inadequada (rápido demais ou falar enquanto come).

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados). Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.

Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis: aveia, ervilha, cevada, maçã e frutas cítricas. Já as fibras insolúveis são as que aumentam o volume entre o estômago e os intestinos, prolongando a sensação de saciedade e contribuindo para o bolo fecal – a parte que precisamos eliminar.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.