Qual é o mês mais frio de São Paulo?

Perguntado por: ageraldes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

julho

Temperatura média em São Paulo A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 13 de maio a 11 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 23 °C. O mês mais frio do ano em São Paulo é julho, com a máxima de 13 °C e mínima de 22 °C, em média.

21 de junho

O inverno começa às 11h58 de 21 de junho. O inverno de 2023 no Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, se inicia às 11h58 do dia 21 de junho e termina às 3h50 do dia 23 de setembro, quando começa a primavera, pelo horário de Brasília.

O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro. Com a presença do El Niño, as temperaturas devem ficar acima do registrado nos últimos anos.

Verão: Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF)

Inverno 2023 em São Paulo
Com a influência do El Niño, a média das temperaturas deve ficar um pouco acima do normal em todos os meses do Inverno em São Paulo, mas é esperado alguns picos de frio no mês de julho e agosto.

De acordo com os serviços meteorológicos, o inverno no Brasil em 2023 deve ser marcado pela atuação do El Niño, com temperaturas acima da média. Publicado em 26 de abril de 2023 às, 18h43. Última atualização em 26 de abril de 2023 às, 19h54.

Julho de

Julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado, segundo a Organização Meteorológica Mundial, OMM. A temperatura esteve 0,72°C acima da média observada entre 1991 e 2020 e 0,33°C maior que o recorde anterior, em julho de 2019.

janeiro

O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva. Quando chove em São Paulo: pior época para viajar. Costuma chover bastante em São Paulo no verão, de dezembro a fevereiro.

Agosto será um mês mais quente. A temperatura sobe e o calor será intenso em amplas áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Em áreas do sul, a tendência é de mais chuva e até algumas massas de ar frio que derrubam a umidade relativa do ar e favorecem queimadas no interior.

O inverno astronômico começa oficialmente às 11h58 do dia 21 de junho, pelo horário de Brasília. A estação se estende até às 3h50 do dia 23 de setembro, também pelo horário de Brasília.

A estação mais fria do ano tem início às 11h58 (horário de Brasília) desta quarta-feira e termina às 3h50 de 23 de setembro de 2023, com a chegada da primavera.

Campos do Jordão

Campos do Jordão é a cidade mais fria de São Paulo, com temperatura média de 10 °C entre junho e agosto. As noites de inverno na “Suíça brasileira” são sempre as mais geladas, com temperaturas quase negativas ao longo da Serra da Mantiqueira.

Urupema

Urupema, Santa Catarina
Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Uma das influências do El Niño na América do Sul é deixar a atmosfera mais quente no Brasil. Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias.

Entre junho e agosto é inverno em São Paulo. Nesse período, o ar fica seco e gelado. Quem está acostumado com o calor tropical do litoral pode sofrer um pouco, já que o termômetro chega a marcar 10 graus. Estes são os meses com menor incidência de chuva.