Qual é o modo verbal de choveu?

Perguntado por: arezende5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

chover - verbo

Indicativo
PresentePretérito imperfeitoPretérito perfeito
- - chove - - chovem- - chovia - - choviam- - choveu - - choveram
Conjuntivo / Subjuntivo
PresentePretérito imperfeitoFuturo

Chovendo é a forma conjugada do verbo chover no gerúndio: Hoje vai chover. Já está chovendo.

  1. Presente (Subjuntivo) eu. chova. tu. chovas. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. chovesse. tu. chovesses. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. chover. choveres. chover. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver chovido. tiveres chovido. tiver chovido. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse chovido. tivesses chovido.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Cair água, em gotas, das nuvens. [Figurado] Cair ou sobrevir em abundância: os elogios chovem sobre ele.

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Choveu muito ontem. Choveu: modo indicativo.

CHOVEU MUITO ONTEM À NOITE. O VERBO CHOVER É IMPESSOAL, NÃO POSSUI SUJEITO, INDICA UM FENÔMENO DA NATUREZA.

chover

  1. Presente. ele/ ela/ você chove. chovem. Pretérito Perfeito. ele/ ela/ você choveu. choveram. Pretérito Imperfeito. ...
  2. Presente. que ele/ ela/ você chova. chovam. Pretérito Imperfeito. que ele/ ela/ você chovesse. chovessem. ...
  3. Pessoal. ele/ ela/ você chover. choverem. Impessoal. chover.
  4. ele/ ela/ você choveria. choveriam.
  5. chovendo.
  6. chovido.

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Indicativo: Presente: hei, hás, há, havemos, haveis, hão. Pretérito imperfeito: havia, havias, havia, havíamos, havíeis, haviam.

O verbo chover, como todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, é impessoal, não tem sujeito.

O que são as conjugações dos verbos? Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada.

Embora o substantivo chuva seja escrito com u, o verbo chover é escrito com o. Chover se refere ao ato de cair chuva.

Significado de Vento
substantivo masculino Ar em movimento, que se desloca de uma zona de altas pressões para uma zona de baixas pressões.Ar mecanicamente agitado: fazer vento com o leque.

1 temporal, aguaceiro, pé-d'água, aguada, bátega, borrasca, carga d'água, chuvada, chuvarada, chuveiro, dilúvio, pancada, pancada de água, pé de água, salseirada, salseiro, tempestade, tromba d'água.