Qual é o nome da atividade econômica que prepara o solo para plantar e colher?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano.

Resposta verificada por especialistas. O ato de preparar a terra, plantar e colher e denominado agricultura, isso é uma pratica que mudou a vida do homem, pois em decorrência dessas pratica podemos nos estabelecer um local, assim surgiram as civilizações, e com elas as cidades, leis e muitas outras coisas.

Confira os tipos de solo para plantio

  • Solos arenosos. São aqueles que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). ...
  • Solos argilosos. Os chamados solos argilosos contêm mais de 30% de argila. ...
  • Terra preta. A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. ...
  • Terra roxa.

O preparo de solo para o plantio consiste na utilização de implementos agrícolas combinados com fertilizantes, cujo intuito é melhorar as condições físico-químicas da terra em questão.

O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.

A terra vegetal, portanto, é um meio de cultivo composto por uma mistura de terra in natura enriquecida com matérias minerais e/ou orgânicos. Uma combinação muito completa e rica em nutrientes.

os agricultores fazem o trabalho agrícola, plantando e colhendo colheitas.

A agricultura é a arte de cultivar a terra. Por meio dessa atividade milenar, obtêm-se alimentos e matéria-prima para a produção de bens industrializados.

A lei da semeadura e da colheita é algo tremendo na vida de qualquer cidadão, e muitas vezes nós relegamos a um segundo plano. Ela permite colher aquilo que plantamos. Muitos não entendem ou ignoram, que aquilo que se plantar, seja de bom ou de ruim, um dia irá colher.

O agricultor abre um sulco com uma semeadora especial e deposita os fertilizantes e as sementes. Depois disso, inexiste qualquer tipo de manipulação do terreno. A partir desse momento, o foco é o controle de ervas daninhas pelo manejo integrado de pragas, plantas infestantes e doenças.

Atividade pode contribuir para uma geração mais consciente do respeito ao meio ambiente. Além disso, crianças adoram criar coisas com as suas mãos. Então, o interessante é deixá-las sentir a textura da terra e, de fato, serem responsáveis pelo plantio de sementes ou mudas.

Resposta verificada por especialistas. O processo de utilizar o solo para plantio de vegetais é chamado de sistema de plantio direto. Nesse sistema, o impacto da agricultura e das máquinas é diminuído, e consiste em realizar o cultivo de maneira direta ao solo.

O solo é um dos poucos recursos renováveis e tem um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. Os nutrientes de que as plantas necessitam são encontrados no solo e dissolvidos na água.

As principais delas são sistema de plantio direto, manejo integrado de pragas, adubação verde, controle biológico, manejo racional de águas e sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

  • Preparo inicial do solo.
  • Desmatamento.
  • Levantamento da área.
  • Preparo do solo para implantação do cultivo.
  • Aração simultânea à subsolagem.
  • Preparo mínimo ou reduzido do solo.

A técnica mulching vertical é excelente para este tipo de topografia. Funciona da seguinte forma: faz-se sulcos de 40 cm de profundidade, de modo perpendicular ao declive que, posteriormente, serão preenchidos com palha. Isto ajuda a preparar o solo, diminuindo os declives e com isso, os problemas de erosão.

Actividades como a agricultura, a silvicultura, os transportes e a habitação utilizam os solos e alteram as suas funções e o seu estado natural. Muitos problemas ambientais têm origem na utilização dos solos, que provoca alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição das águas, dos solos e do ar.

O preparo do solo visa a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura.

O preparo de área deve consistir, basicamente, na roçagem da vegetação, piqueteamento, aplicação de herbicida ou capina manual na área ao redor do piquete, abertura de covas e plantio.

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita.

1 cultivo, lavoura, lavra.