Qual é o nome da cobra preta e amarela?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Conheça a caninana, a serpente ligeirinha - Instituto Butantan.

Assim como as sucuris ou jiboias, a caninana aplica a constrição, apertando suas presas até que a circulação de oxigênio e sangue seja interrompida. Logo, ela os engole rapidamente e pode chegar a comer os animais ainda vivos.

Ela se esconde nos rios e matas, aguardando o momento certo para atacar. A cobra preta que mama tem um apetite insaciável pelo leite humano, e é por isso que ela persegue mulheres que estão amamentando. Conta-se que, quando uma mulher lactante é atacada pela cobra, ela é hipnotizada e fica paralisada.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Muçurana, cobra preta, limpa mato, serpente de hábito terrícola. Em seu desenvolvimento apresenta variação ontogenética, nos jovens o corpo é avermelhado, cabeça negra com uma faixa nucal branco amarelada.

A caninana é uma serpente agressiva quando incomodada e pode dar uma investida na pessoa a fim de assustá-la, além de dilatar o pescoço para parecer mais ameaçadora. Mas daí a sair perseguindo alguém, é demais! Ela também não é uma espécie peçonhenta, então pode ficar tranquilo!

Alho espanta cobra? Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

"A cobra-real pode literalmente 'se levantar' e olhar nos olhos de uma pessoa adulta. Quando confrontada, ela pode levantar até um terço de seu corpo do chão". Apesar de ser extremamente peçonhenta, ela costuma ter um comportamento tímido e só ataca quando se sente ameaçada.

Geothlypis aequinoctialis

Pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)

Características gerais: A caninana é um dos maiores colubrídeos da América do Sul, sua coloração é negra da cabeça e no dorso, com faixas e manchas amarelas. Produz, em média, oito ovos que podem estar distribuídos igualmente ou não entre os ovários.