Qual é o nome de cada sinal?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Norma padrão da língua portuguesa/Sinais gráficos

  • Vírgula, ponto e vírgula, e ponto.
  • Pontuação da oração.
  • Pontuação de outros termos.
  • Pontos de exclamação e interrogação.
  • Dois pontos e meia risca.
  • Parentêses.
  • Reticências e etcetera.
  • Aspas.

Os sinais não são da mesma natureza que o significado (o fumo, em relação ao fogo), enquanto que os símbolos, de alguma maneira, contêm a realidade que significam, tornam-na presente e põem-nos em relação com ela (a oferta, como sinal de amor). Todo o símbolo é sinal, mas nem todo o sinal é símbolo.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Os acentos gráficos em Português são o acento agudo [´], utilizado para marcar a vogal tónica aberta numa palavra (ex: lágrima, óptimo), o acento circunflexo [^], utilizado para assinalar a vogal tónica fechada (ex: você, avô), e o acento grave [`], usado para marcar as vogais subtónicas abertas resultantes de uma ...

As reticências indicam ainda uma citação incompleta, principalmente de outros autores citados para enfatizar alguma ideia ou argumento. Essa utilização é bem comum nos textos científicos ou sobre personalidades que deixaram citações famosas.

Elas dividem-se em:

  • Afirmativas: A intenção é de afirmar sobre um determinado assunto. Ex: A diversão é muito importante.
  • Negativas: É quando fazemos uma declaração de maneira negativa. ...
  • Interrogativas: Revelam uma pergunta sobre algo. ...
  • Exclamativas: Indicam um sentimento de alegria, espanto, horror, entre outros.

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula. Do mesmo modo que os dois-pontos e a vírgula, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. O ponto e vírgula também é usado para separar orações coordenadas e considerandos de leis, de decretos etc.

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada.

ASTERISCO

ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro.

O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa.

QUANTO À COMPOSIÇÃO: os sinais podem ser: Simples: quando formados por um único sinal. Compostos: quando formados por dois ou mais sinais.

Sinal – é um dado objetivo que pode ser observado pelo examinador. Ex: edema, palidez, cianose, tosse.

O ponto (.) É utilizado para sinalizar o término de orações declarativas. O ponto que marca o final do texto é chamado de ponto final. Separa partes de períodos que já apresentam divisões assinaladas por vírgulas 1, além de separar os itens de enunciados enumerativos2 e orações coordenadas extensas3.

O ponto-final é um sinal de pontuação que indica uma pausa longa e encerra um período. É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa.

Nos discursos diretos, o travessão indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, entre outros.

Na língua portuguesa, existem três tipos de acento:

  • acento agudo (´)
  • acento grave (`)
  • acento circunflexo (^)

O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.

Acento gráfico: é a marca gráfica (acento agudo, acento grave e acento circunflexo) empregada com o objetivo de registrar o timbre aberto ou fechado de determinadas vogais, a junção de preposição e artigo/pronome demonstrativo e/ou a posição do acento tônico em algumas palavras.