Qual é o nome do criador do balé moderno?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre. A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

Como surgiu o ballet de ação
Esse tipo de ballet surgiu no século XIX, quando um coreógrafo famoso, John Weaver, criou um espetáculo baseado em um enredo de drama. Assim, outros coreógrafos seguiram seus passos e ajudaram tornar o ballet de ação um estilo de dança muito famoso e com milhões de fãs por aí.

Isadora Duncan

Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, uma pioneira da dança moderna. Criou uma dança livre das técnicas do balé clássico e se apresentava com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços.

Você sabe quem foi a primeira bailarina do mundo e qual a sua história? Mesmo que a história do ballet remonte a 1681, nas longínquas cortes italianas, somente séculos depois que a dança foi se transformando no que conhecemos hoje. E devemos isso à Anna Pavlova.

Entre os principais artistas que começaram este movimento estão as americanas: Loie Fuller (1862–1928), Isadora Duncan (1877–1927), Ruth St Dennis (1879–1968) E Martha Graham (1894–1991); o suíço Emile Jacques Dalcroze (1865–1950); a alemã Mary Wigman (1886–1973) e o húngaro Rudolf von Laban (1879–1958).

O balé clássico surgiu nas cortes italianas, no início do século 16, embora não se saiba ao certo de onde veio a inspiração para os seus primeiros passos e coreografias. Foi o termo italiano balletto (“dancinha”, “bailinho”) que deu origem à palavra francesa ballet.

A dança moderna surgiu entre os séculos XIX e XX, principalmente na América do Norte e na Europa, como um protesto ao balé clássico, que possuía movimentos rígidos seguidos rigorosamente pelos bailarinos. Esse protesto foi tão intenso, que um dos primeiros elementos a serem retirados foram as sapatilhas do balé.

Ingrid Silva: maior bailarina do Brasil.

1. Agripina Yakovlevna Vaganova. Começamos a nossa lista com uma bailarina russa que encontrou muitos desafios na sua jornada.

1. Anna Pavlova. Anna Pavlova nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 1881. Expoente do ballet clássico, ficou conhecida por seu talento fora do comum e suas interpretações intensas.

La Fille Mal Gardée

O primeiro ballet de repertório da história, La Fille Mal Gardée (ou A Filha Malcriada), é um exemplo claro dessa mudança de repertório.

Nesse vídeo podemos observar um trecho do balé "Giselle", criado em 1840, que conta a história de uma camponesa que durante as festas de colheita de uvas conhece um rapaz chamado Loys e se apaixona por ele.

Maria Oleneva

Foi uma bailarina Russa quem trouxe o ballet para o Brasil. Maria Oleneva chegou no Rio de Janeiro em 1927, onde criou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal que, aos poucos, ajudou a difundir a modalidade pelo país.

Rudolf von Laban (1879– 1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901– 1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.