Qual é o nome do líquido formado na superfície de uma túnica serosa?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O líquido peritoneal é um dos líquidos seroso do organismo, sendo fisiologicamente um transudato com volume de 50 ml livre entre as membranas que o delimita.

O líquido pleural encontra-se na cavidade pleural, é lubrificante para o movimento de inspiração e expiração dos pulmões. É derivado do filtrado plasmático a partir de capilares sanguíneos nos pulmões.

Uma das quatro camadas que é possível distinguir em qualquer órgão do sistema digestivo. É constituída por tecido conjuntivo fibroso e epitelial. Tipo de tecido animal que serve de suporte ao organismo.

Serosa ou membranas serosas são membranas húmidas que se encontram encerradas nas cavidades do corpo. Cada serosa é constituída por uma camada parietal que reveste a parede da cavidade e se dobra na camada visceral que cobre as superfícies exteriores dos órgãos que se encontram na cavidade.

O seroma é o acúmulo de líquido debaixo da pele, que surge no local de uma cirurgia, próximo à cicatriz cirúrgica.

Serosa: Origina do soro sanguíneo e secreções de células. É observado nas fases de desenvolvimento da maioria das reações inflamatórias agudas e é encontrada nos estágios precoces da infecção bacteriana. Tem coloração clara. Sanguinolenta: Indica sangue ativo decorrente da ruptura de vasos.

Ascite, ou barriga d'água, é o nome que se dá ao acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal, num compartimento limitado pelo peritônio (membrana que reveste também as paredes do abdômen e da pélvis e alguns dos seus órgãos).

O derrame pleural, ou água na pleura, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composição química, ele pode ser classificado em: Transudato ou aquoso, quando não há lesão no espaço pleural nem sinal de células inflamatórias.

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

Entre essas duas camadas, está a cavidade pleural, preenchida por um líquido lubrificante, o líquido pleural. Além de proteger os pulmões, a pleura é fundamental na respiração.

Entre as principais membranas serosas no corpo estão: pericárdio, PERITÔNEO e pleura.

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

Não se sabe ao certo como a Central Serosa se origina, mas ela está ligada a quadros de estresse. As pessoas mais acometidas são aquelas ansiosas, com senso de urgência e competitividade. A maioria dos pacientes com essa doença tem entre 20 e 45 anos.

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa.