Qual é o novo mandamento que Jesus nos deixou?

Perguntado por: dmartins5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O mandamento de amar o próximo já constava no Antigo Testamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Mas Jesus destaca nele um aspecto novo, a reciprocidade: é o amor mútuo que cria e identifica a comunidade dos discípulos. “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros.”

Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5).

João 13:34-38 ARC
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

O Salvador resumiu os Dez Mandamentos em dois princípios—amor pelo Senhor e por nosso próximo: “(…) Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Qual a diferença entre o “novo mandamento" do Evangelho e o grande mandamento da lei? A diferença do mandamento de amar, trazido pelo Evangelho de Jesus Cristo, é que Ele não disse para amar como amamos a nós mesmos, assim como dizia a Lei. E sim que os seus seguidores devem amar como Ele amou (Jo 13.34.35).

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

O único mandamento é o amor (Marcos 12,28b-34)

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

Observe que em Mateus 22:40 , Jesus ensinou que todos os mandamentos de Deus têm o objetivo de ajudar as pessoas a demonstrar seu amor a Deus e ao próximo. Como a obediência aos dois grandes mandamentos nos ajuda a obedecer a todos os outros mandamentos?

Pressionado por uma emoção profunda, “disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

18/12/2020. Você conhece o primeiro mandamento na prática: “Amar a Deus sobre todas as coisas”? E quem nos ensina como fazer isso é o próprio Jesus.

Quando decidimos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, recebemos Suas bênçãos em profusão. Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais por sua vida do que eles conseguiriam por si mesmos.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

Preparação. Em espírito de oração, estude: Êxodo 19—O Senhor faz convênios com o povo e aparece no Monte Sinai. Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos.

O 7º mandamento, “não furtar”, vai além de apenas pegar o que não é seu.

O terceiro mandamento do Decálogo é: Santificar as festas. Manda honrar a Deus com obras de culto no domingo e em outros dias de festa. A Bíblia narra a obra da criação em seis “dias”.

Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo.

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.