Qual é o objetivo da comunicação alternativa?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A Comunicação Alternativa é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, ela se destina principalmente aqueles sem fala ou escrita funcional, ou com habilidade comunicacional defasada.

Essa estratégia é utilizada para possibilitar que pessoas que não conseguem se comunicar de maneira efetiva passem a ter como estabelecer relações de aprendizado, sociais e afetivas mais produtivas e saudáveis.

A comunicação alternativa inclui o uso de gestos manuais, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos como fotografias, desenhos, figuras e alfabeto, assim como computadores, vocalizadores de voz digitalizada ou sintetizada, como meios de efetuar a comunicação face a face de indivíduos incapazes de usar a ...

São representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito. Podem ser usados diferentes tipos de símbolos: objetos, fala, gestos, alguns sinais da linguagem de sinais, fotografias, pictogramas ou a escrita. Como pranchas de comunicação alternativa com imagens.

A Comunicação alternativa pode e deve ser usada não somente com os alunos especiais, mas também com alunos que possam apresentar alguma dificuldade, seja de escrita, leitura, em realizar cálculos ou mesmo para expressar seus sentimentos, desejos e opiniões.

Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue se entender melhor. Assim, fica mais fácil dividir tarefas, trocar ideias e ainda resolver conflitos. É uma maneira também de conhecer melhor a outra pessoa e exercitar a empatia.

Houve uma mudança muito grande, na forma em que nos comunicamos, mas a essência, o principal objetivo, é o mesmo, passar informações, de forma clara, aos nossos interlocutores.

A meta da comunicação efetiva tem o objetivo desenvolver de forma colaborativa uma política e/ou procedimentos para as prescrições verbais ou telefônicas e para informar resultados de exames.

Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala. AraBoard (Windows): Software que permite criar pranchas de comunicação no computador ou tablet, com personalização em imagens, sons, linhas, colunas e cores. Manual do AraBoard (documento PDF).

O que é CAA? A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) faz parte do conjunto de práticas baseadas em evidências focadas nas intervenções para pessoas com TEA ou com dificuldades de comunicação, sejam elas complexas ou não. Essa estratégia é usada para tornar mais efetiva a comunicação.

A comunicação alternativa é uma ferramenta voltada para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que enfrentam dificuldades na comunicação verbal. Essas dificuldades podem incluir atraso ou dificuldade na fala, falta de compreensão do que é dito ou até mesmo a ausência de desenvolvimento da linguagem.

Para quem é a Comunicação Alternativa e Ampliada? Para pessoas de todas as idades a partir do nascimento. Para pessoas com diferentes diagnósticos: autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Rett, Síndrome de Down, outras síndromes e condições relacionadas.

Assim, a Comunicação Alternativa é uma área destinada à ampliação de habilidades de comunicação para pessoas com deficiência física, como problemas motores e de fala. Ela é fundamental para trabalhar as necessidades de cada pessoa com deficiência, melhorando a sua qualidade de vida e desenvolvendo a sua autonomia.

Um dos principais objetivos da Comunicação Alternativa é tornar as pessoas com necessidade comunicativa o mais independente possível, promovendo a inclusão das mesmas no meio social em que estão inseridas.

A prancha de comunicação é um recurso usado na Comunicação Alternativa (CA) para ampliar o repertório comunicativo, que envolve habilidades de expressão e compreensão. Ela é um auxílio externo que destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever.

8.1 Comunicação aumentativa e alternativa
A comunicação diz-se aumentativa quando complementa (não substituindo) outros modos de comunicação, tais como fala, gestos, vocalizações, expressões faciais; designa-se por alternativa quando emprega métodos, modos e estratégias alternativos.

A comunicação apoiada depende de instrumentos ou recursos ex- ternos à pessoa para apoiar sua comunicação, como o uso de um teclado ou uma prancha de letras. A comunicação não apoiada envolve apenas o corpo: gestos simples ou convencionais, inclusive as línguas de sinais, ex- pressões faciais e a linguagem corporal.

Objetivos de comunicação vs.
Já os objetivos da comunicação devem mostrar como fazer essa proposta chegar aos seus públicos-alvo: como criar uma opinião favorável de seu consumidor, uma mudança de atitude ou levar o consumidor a alguma ação efetiva.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.