Qual é o objetivo de estudar a filosofia?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

A Filosofia enquanto prática afirma-se como um movimento internacional de apologia do retorno à matriz socrática (essencial relação entre Filosofia, Indivíduo e Sociedade) e pretende enfrentar a crise de identidade da Filosofia, identificável pelo auto encerramento nas cátedras das universidades, pela construção de ...

A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

Desse modo, o gasto médio por mês seria de R$ 150,00 e durante toda a graduação o valor pode chegar a R$ 7.200,00.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

Como foi dito acima, os objetos para o estudo da filosofia estão na natureza e nas relações humanas, ou seja, quase todas as áreas do conhecimento humano podem sofrer uma pesquisa filosófica.

Dicas para ler – e entenderfilosofia

  1. Não tenha pressa. Ler um livro de filosofia não é a mesma coisa que ler um jornal ou até mesmo um romance para jovens adultos. ...
  2. Participe de debates. ...
  3. Escreva resenhas. ...
  4. Pense antes de opinar. ...
  5. Continue relendo.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

A filosofia trata do geral, do que está à vista de todo mundo, do que nos é comum. Quando Tales diz que tudo é água, por exemplo, ele quer dizer que há algo de comum a tudo o que existe, uma unidade que pode ser encontrada em meio à diversidade que nos cerca.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

Qual a importância do conhecimento filosófico? A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência. Já que a Filosofia “serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano.

“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado.

Períodos da Filosofia

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

O que é uma Filosofia de vida:
Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.

Resposta: pensamento, o conhecimento, a sabedoria.