Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF02LP10?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.

Habilidades: (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

"Ler é compreender e compreender é sobretudo um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. É um processo que envolve ativamente o leitor, à medida que a compreensão que realiza não deriva da recitação do conteúdo em questão.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Objetivos: Identificar sílabas; • Relacionar as sílabas com o som inicial de palavras; • Perceber que precisamos das sílabas para formar palavras.

A habilidade EF03LP09 consiste em: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

Objeto de conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura
Habilidade: (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

A habilidade EF01LP05 consiste em: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...

(BNCC – EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (BNCC – EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

O objetivo da alfabetização é ensinar a ler e escrever e o letramento diz respeito a aquisição da habilidade de fazer uso da leitura e da escrita nos espaços sociais.