Qual é o orixá da fertilidade?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Oxum é mãe. É orixá da força. Ela é doce, meiga, dá força para ir além, mas quer tudo certo, por isso as pessoas vão conquistar seus ideais, o que é do seu merecimento.

Neste dia 8 de dezembro é celebrado o dia de Oxum, a rainha da água doce, orixá do amor, dona dosrios e cachoeiras, cultuada no candomblé, na umbanda e em diversas religiões de origem africana. Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.

Oração para engravidar
“Senhor, Deus da vida, coloco-me em tuas mãos e entrego-me inteiramente à ti, com todo o meu ardor do meu coração, porque te amo e creio em tua bondade. Senhor, que disseste “crescei e multiplicai-vos” dá-me a graça da maternidade, concede-me que este plano da criação se cumpra em mim.

Compre duas chupetas: uma azul e uma rosa. Leve até a praia, entre no mar e peça a Iemanjá que lhe conceba um filho ou uma filha. Iemanjá é a Orixá da concepção e da geração. Faça uma oração do seu coração a ela enquanto molha as chupetas na água do mar.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

A Oferenda para Oxum
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).

Quando Oxum deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxum chora.

Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Iansã

O elemento fogo e também o ar, em forma de ventos, fazem parte da constituição de Iansã. As filhas desta divindade usam roupas ousadas, cores vibrantes, joias vistosas. São mulheres de intensa vida sexual, que sabem conquistar e dominar. São extremamente ciumentas e não toleram ser enganadas.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Acenda uma vela branca, coloque-a no centro de um prato grande e preencha todo o entorno do utensílio com guloseimas (doces, balas, cocadas, chocolates). Coloque a sua oferta em um lugar alto e a dedique a São Cosme e Damião fazendo uma oração de joelhos e com muita fé.

Todos os dias faça uma oração a ela, pedindo para que engravide, até que seu pedido seja realizado. Toda semana, no dia do Sol (domingo), sente-se ao ar livre ou perto de uma janela aberta e massageie sua barriga com uma laranja, dizendo: "Sol beijado pela glória da natureza, ajuda-me agora, para que eu conceba!".

Rezar 9 Ave-Marias, em honra de cada um dos 9 meses em que Jesus esteve no ventre de Nossa Senhora acompanhadas da seguinte jaculatória: “Benditas sejam a Santa Gravidez e a Imaculada Conceição da bem-aventurada sempre virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe”.