Qual é o osso que sustenta a coxa?

Perguntado por: exisco6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O fêmur, além de ser o osso mais longo do esqueleto humano, é também o de maior peso e que possui maior força.

A tíbia é o maior dos dois, e por isso é responsável pelo suporte de peso. Duas articulações mantém unidas a tíbia e a fíbula (as articulações tibiofibulares superior e inferior), bem como uma estrutura anatômica chamada de membrana interóssea.

A principal função do fêmur é dar sustentação ao corpo e por possuir a camada externa intitulada de diáfise (ou osso compacto), as fraturas de fêmur acontecem com menor incidência, porém, quando ocorrem, são divididas entre proximal e distal.

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

Exercícios para interno de coxas: agachamento

  1. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros;
  2. Em seguida, flexione os joelhos e abaixe o quadril até que suas coxas fiquem paralelas ao chão;
  3. Mantenha as costas retas e os joelhos alinhados com os pés;
  4. Levante-se lentamente e repita o movimento.

Alguns exercícios, como leg press, agachamento sumô, ponte na bola e adução de quadril, são ótimas opções para ajudar a fortalecer a parte interna da coxa, além de diminuir a celulite e a flacidez.

A estrutura óssea do quadril consiste nos ossos pélvicos (ilíacos), sacro e cóccix. O osso pélvico é formado pela união dos ossos ílio, ísquio e púbis. Cada pessoa apresenta um par de ossos pélvicos, articulados entre si pela sínfise púbica, e ligados ao sacro.

O fêmur é o osso mais importante da parte inferior do corpo, ... A fíbula fica na parte inferior da perna e é o osso mais fino e mais fraco ...

tíbia

A tíbia está localizada na região medial da perna. É o maior osso dessa região e promove a sustentação do peso humano. A fíbula é consideravelmente menor que a tíbia e encontra-se paralela a ela, localizando-se lateralmente.

A nossa coluna vertebral é uma das partes mais importantes do nosso corpo e possui 33 vértebras. É a coluna que dá estrutura e sustentação ao nosso corpo, além de proteger a medula espinhal, que é um feixe de nervos que conecta o cérebro com o resto do seu corpo, ajudando você a controlar os movimentos.

Tíbia

Tíbia. Localiza-se logo abaixo do fêmur, na porção medial; a extremidade superior (cabeça) articula-se diretamente ao fêmur e à patela, mantendo contato através dos meniscos, enquanto a extremidade inferior articula-se ao tarso através do maléolo medial.

articulação coxo-femoral

A articulação coxo-femoral é uma articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo. A superfície articular da cabeça do fêmur forma cerca de dois terços de uma esfera cheia, enquanto que a superfície articular do acetábulo tem a forma de uma ferradura, com área inferior não articular.

Púbis é um osso da Bacia que fica na frente e na região inferior da pelve.

A síndrome do impacto femoroacetabular é provocada por deformidades anatômicas no fêmur, no acetábulo ou em ambos. Muitas vezes, os pacientes possuem o problema desde a infância ou adolescência, e com o tempo vão sofrendo microlesões. Um gesto mais forte pode completar o trauma e provocar sintomas em toda a região.

A fratura do fêmur é uma das lesões mais perigosas para os idosos, pois pode levar a complicações graves e diminuir significativamente a qualidade de vida.

O tempo de cicatrização varia de acordo com a idade e a saúde geral. Crianças e pessoas em melhor estado geral recuperam mais rapidamente. Em geral, leva entre 4 e 6 meses para um fêmur fraturado curar. Durante a recuperação, as atividades devem ser adaptadas, mas raramente é necessário um descanso completo.

Acomete principalmente a população de idade mais avançada. As mulheres sofrem três vezes mais que os homens. 90% das fraturas são causadas pela queda da própria altura, outra causa é por acidente automobilístico.

O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) - que o articula com o osso do quadril ou osso coxal - e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela.

Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).