Qual é o país que menos consome carne?

Perguntado por: aornelas9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Já o país que menos consome o alimento é a Índia, com 0,5 kg/capita no ano – o que pode ser explicado pelos hábitos alimentares e culturais, visto que a vaca é um animal sagrado para os indianos.

20 países que mais consomem carne:
Estados Unidos – 101 kg de carnes por habitante. Em seguida temos a Austrália – 93 kg de carnes por habitante. Argentina – 90 kg de carnes por habitante. Israel – 88 kg de carnes por habitante.

O consumo de carnes em geral no país também caiu em 2022 e chegou ao menor patamar desde 2010. Hoje, a oferta é de, em média, 90,9 kg, em 2021, foram 95,1 kg.

Nova Zelândia – 75 kg de carnes por habitante. Chile – 75 kg de carnes por habitante. Canadá – 68 kg de carnes por habitante. Rússia – 64 kg de carnes por habitante.

Segundo dados disponíveis, no ano de 2013 os Estados Unidos e a Austrália eram os países que lideravam o ranking mundial de consumo de carne por ano. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países superaram a marca de mais de 100kg per capita, o que equivale a cerca de 50 frangos ou metade de um boi.

“A Coreia do Sul é o único país desenvolvido do mundo onde se come carne de cachorro, algo que prejudica nossa imagem internacional”, espeta Lee Won Bok, diretor da Associação Coreana de Proteção dos Animais.

Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos com 242,5 milhões de integrantes da "sociedade de consumo", ou 84% da população do país. A China vem logo em seguida, com 239,8 milhões de consumidores (19% da população).

Chegamos à carne mais cara do mundo, chamada de Wally's Porterhouse, vendida pela Wally's Wine & Spirits, que fica em Las Vegas, nos Estados Unidos. A casa oferece 1,7 kg dessa carne por um precinho que cabe no bolso: US$ 20 mil, o equivalente a R$ 106 mil reais!

A população brasileira consumiu, em média, 18 kg de carne de porco por pessoa entre janeiro e junho deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior consumo de carne registrado no período em toda a história. Em comparação, no ano de 2010, o consumo era de 14 kg por habitante.

“A criação de fábricas” é, com razão, pejorativa, mas permitiu que o frango se tornasse a carne mais consumida nos EUA - ultrapassando a carne de porco nos anos 90 e a carne bovina há uma década - e parece estar ajudando a indústria a enfrentar a crise.

No Brasil, esse cenário não é diferente. Desde 1990, o consumo de carne quase dobrou. Essa tendência é impulsionada, em grande parte, pelo aumento da renda média do brasileiro. Países que registraram um importante crescimento econômico nas últimas décadas refletem um aumento na alimentação baseada em proteína animal.

Pesquisa confirma: carne suína está entre as preferidas do consumidor brasileiro e ultrapassa a carne bovina.

Atualmente, no Brasil, pesquisas realizadas pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em 2021, com brasileiros residentes em todas as regiões do país, indicam uma redução do consumo de carne: 46% das pessoas não comem carne pelo menos uma vez na semana e 32% optam por opções veganas sempre que elas são ...

1 – Oro Restaurante (Rio de Janeiro, RJ)
O melhor restaurante do Brasil é também o segundo melhor restaurante de gastronomia refinada do Mundo na premiação Travellers' Choice 2022 – Best of the Best.

Além de China e Arábia Saudita, Egito, Irã, Indonésia e Rússia adotaram a medida após a confirmação da doença em Minas Gerais e Mato Grosso.

Carne de frango no Brasil
O maior produtor brasileiro do item é o Paraná, que concentrou 35% de toda a produção em 2021. Santa Catarina aparece na segunda posição (praticamente de 15%), seguida do Rio Grande do Sul (pouco menos de 14%).

A criação aumentou de 52 milhões de aves em 2020, para 1,5 bilhão em 2021. E a cidade brasileira que mais produz a proteína animal é Cascavel, no Oeste do Paraná.