Qual é o país que tem mais cobra?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A Ilha de Shedao, na China, possui uma das maiores concentrações de cobras venenosas do mundo.

Em alguns lugares existem, ou são muito raras cobras venenosas, tais como em locais frios (Alasca, Islândia) e outros (Irlanda, Hawaii, Madagascar, Nova Zelândia) temperado ou quente.

Estima-se que existam cerca de 1,2 mil cobras no local e uma delas é de uma espécie exclusiva, que só existe na ilha. Ao todo, seis pesquisadoras embarcaram para a ilha – que poderia se chamar "Ilha das Cobras" – onde pretendem estudar a espécie única e que já está ameaçada de extinção: a Bothrops sazimai.

A maior cobra do mundo vive no Brasil nas florestas amazônicas e pântanos.

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica a 35 km do litoral de São Paulo, entre as cidades de Itanhaém e Peruíbe. O arquipélago é conhecido mundialmente por suas lendas e pela grande quantidade de serpentes que lá habitam.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

A anaconda é, talvez, a criatura mais impressionante da natureza brasileira. Excessivamente longa, essa serpente, também conhecida por sucuri, possui olhos situados no topo da cabeça, que auxiliam na observação e busca por presas enquanto permanecem dentro d'água.

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

O número de animais silvestres resgatados em áreas urbanas do Rio saltou em mais de mil casos, de 2.419 em 2020 para 3.534 em 2021. De 1º de janeiro a 28 de março deste ano, foram 1.203 resgates só no Rio de Janeiro - entre capivaras, cobras, jacarés, gambás, macacos, lagartos, morcegos e porcos-espinho.

Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar.

"Neste sábado, dia 05 de setembro, o Rio Quente, localizado em uma área de mais de 1.000.000 m² em meio à natureza exuberante do cerrado brasileiro na cidade de Rio Quente (GO), foi surpreendido com a presença de uma cobra sucuri que estava em uma das nascentes do Parque das Fontes, que é separada por uma grade da ...

Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia. Aproximadamente 600 espécies são venenosas e apenas cerca de 200 — 7% do total de espécies — são capazes de matar ou ferir gravemente um ser humano.

A jararaca-ilhoa é venenosa
O veneno da espécie de cobra que mora nessa ilha é estudado pelo Instituto Butantan, sendo considerado muito poderoso. Se mordida, uma pessoa morre por falência geral de órgãos após 2 horas. No entanto, o veneno desse animal é considerado mais tóxico para aves do que para mamíferos.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

O vertebrado mais venenoso do mundo não é o maior do reino animal, muito pelo contrário. Trata-se da rã flecha-dourada (Phyllobates terribilis) endêmica da costa do Pacífico colombiano, segundo dados da Fundação ProAves, encarregada de estudar e conservar espécies ameaçadas de extinção na Colômbia.

Ginormica mede seis metros de comprimento, o dobro da média das pítons, que é de três metros. A cobra que detém o recorde atual de maior serpente do mundo é “Medusa”, que vive no estado do Missouri (EUA), uma píton de quase 7,7 metros de comprimento.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado.