Qual é o papel da amante na vida de um homem?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Ela é a outra. Numa vivência em que partilha momentos de cumplicidade, troca e intimidade com o seu parceiro fica para ela o prazer e a emoção maior, e em seguida a angústia, o vazio, a espera interminável, a indefinição e o preconceito.

É possível amar duas pessoas? Sim, é possível, do mesmo jeito que uma pessoa ama o pai e a mãe, os irmãos, os filhos, os amigos, o amor não tem limites, o desejo também não. A diferença é a qualidade do amor, a profundidade, os riscos e as variáveis implicadas numa relação amorosa.

A maioria tem dificuldade em aceitar o interesse e a interação da potencial parceira por outro. Então, aqui, o ciúme surge por dois motivos: o medo de perder a mulher que ama para outra pessoa, e o instinto de dominação. O homem é protetor e possessivo com a mulher que ama, ou pelas quais têm sentimentos.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Homens que têm amantes geralmente inventam muitas reuniões de trabalho, viagens, mas no começo eles costumam atender suas ligações. Se as “reuniões” e “viagens” ficarem cada vez mais frequentes e ele começar a parar de atender as suas ligações, suspeite.

À amante só têm direito a cota parte do companheiro, e dos bens adquiridos na constância da união estável paralela e a título oneroso (em dinheiro).

Baixa autoestima
A pessoa se habitua com pouco, com as migalhas dadas pelo parceiro comprometido. A baixa autoestima pode estar refletida também como uma tentativa de autoafirmação, a pessoa sente que “conquistou”, que “venceu” ao estar com uma pessoa casada, que não deveria estar ao seu alcance.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. “Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca”, disse Olga Tessari.

Confira algumas dicas para sair desta situação:

  1. Não se iluda. Ninguém mudará simplesmente para te agradar. ...
  2. Avalie sua carência afetiva. Pondere e avalie se vale a pena investir em uma relação com um homem comprometido. ...
  3. Avalie e faça uma escolha. ...
  4. Valorize-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

É muito preocupado com a aparência, vaidoso e obcecado por estar sempre bem vestido e apresentável; Ele não se aprofunda no relacionamento, não dá detalhes da vida pessoal e nem da família; Apresenta muitas mudanças de comportamento ou de humor, uma hora está de um jeito e de repente parece outra pessoa.

Ria, sorria ou converse com os outros para deixá-lo com mais ciúmes. Tente sempre ser apresentável ao redor dele. Caso ele pergunte onde você esteve, diga que saiu com um amigo. Isso levantará suspeitas e ele se perguntará com quem você estava.

É difícil dizer quanto tempo leva para que o ex sinta a sua falta. Há casos em que após algumas horas ou dias ele se arrependa do que fez e já começa a sentir falta, enquanto em outros casos o ex vai sentir essa falta após uma ou duas semanas, por exemplo. A verdade é que todos eles sentem falta, mesmo que minimamente.

Veja abaixo algumas dicas para fazer durar o seu relacionamento com o seu amante, preservando, ao mesmo tempo, o seu parceiro oficial.

  1. • Seja espontânea (e permaneça espontânea) ...
  2. • Evite discussões acaloradas. ...
  3. • Aceite seus defeitos. ...
  4. • Elogie-o. ...
  5. • Escute-o. ...
  6. • Estabeleça regras.

Sendo assim, podemos dizer que a traição não é um problema de caráter no sentido de bom ou mau caráter, mas sim um problema que nasce da forma como vamos nos construindo ao longo de nossa vida, ao longo de nossa relação, ao ponto em que perdemos o outro, já não sendo ele um "tu", mas somente "algo".

Os homens que traem geralmente exibem um comportamento diferente do habitual. Ficam mais irritados e distantes, passam mais tempo fora de casa e ficam mais evasivos quando se trata de questões pessoais. Além disso, podem ser mais críticos em relação à aparência e à vida sexual da esposa.

O desinteresse pelo sexo tende a ser um sintoma, sim, mas pode se tratar de um problema dele e não envolver a existência de uma amante. Mas o oposto também ocorre: em alguns casos, o excesso de dedicação ou até o sucesso profissional não deixa espaço mental para o desejo sexual aflorar.