Qual é o papel da saliva?

Perguntado por: enobrega . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Com a função de lubrificar e umedecer o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos em uma massa fácil de ser digerida, a saliva pode também indicar outras disfunções no organismo.

A saliva protege as gengivas das bactérias
As proteínas e minerais da saliva, que fortalecem os dentes e minimizam os germes, reduzem o risco de cáries e problemas de gengiva. Também combatem o mau hálito, mantendo as bactérias à distância.

"O normal é que a saliva produzida na boca vá para o estômago quando a deglutimos e engolimos, mas nesses casos ela vai em direção à traqueia e causa o engasgo", explica Alfredo Salim Helito, especialista em clínica médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.

As glândulas salivares são as responsáveis pela produção e liberação do fluxo salivar na cavidade oral. Os seres humanos, assim como outros animais, têm órgãos chamados de glândulas salivares, que se localizam no início do trato digestivo.

As funções da cavidade oral e da orofaringe consistem em ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir. As glândulas salivares da cavidade oral e da orofaringe produzem a saliva, que mantém a boca úmida e ajuda na digestão dos alimentos.

Por que a saliva não mata a sede? Porque a sede e a saliva nunca andam juntas. Quando estamos com sede, não temos saliva – a ausência do líquido é um “aviso” para que nosso corpo se hidrate.

parótidas

A maior parte da saliva (mais de 90%) é produzida pelas glândulas salivares maiores, que são 3 pares: as parótidas, submandibulares e sublinguais. As parótidas são localizadas em ambos os lados da face, diante das orelhas, até o ângulo da mandíbula inferiormente e até cerca de 3 dedos anteriormente.

Existem dois tipos principais de saliva que são secretados pelas glândulas salivares: serosa e mucinosa. A glândula submandibular é a única glândula salivar mista, que secreta ambos os tipos em uma proporção de 3:2 serosa para mucinosa, respectivamente.

Quando secretada na cavidade bucal, é denominada saliva total, pois há a junção das secreções de todas as glândulas salivares com células epiteliais descamadas, microrganismos, neutrófilos, proteínas, fluido crevicular gengival, restos alimentares, secreção das vias aéreas superiores e células sanguíneas (RUDNEY, 1995; ...

Um estudo publicado online no The FASEB Journal reforça o mito de que as feridas no interior da boca cicatrizam de forma mais rápida e eficiente do que machucados em outros lugares do corpo.

As glândulas salivares são órgãos responsáveis pela produção e secreção de saliva na boca. Existem três pares de glândulas salivares principais: as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, além de várias glândulas menores distribuídas por toda a cavidade oral.

Em um dia normal, a pessoa produz entre 500ml e 1,5 litro de saliva. Se levarmos em consideração uma produção média de 700 ml diários, isso equivale a cerca de 255,5 litros do líquido por ano. Ao longo de uma vida de cerca de 80 anos, isso chega a cerca de 20.440 litros.