Qual é o peixe mais rico em ômega 3?

Perguntado por: ogois . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

salmão

Dentre todos os peixes citados, o que apresenta maior concentração de EPA e DHA é o salmão com pele.

O ovo é um dos poucos alimentos que é isento de gordura trans - tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial que transforma óleos líquidos em gordura sólida a temperatura ambiente -, e rico em ômega 3 – ácidos graxos conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana ...

A tilápia tem o ômega-3, os ácidos graxos e potássio que aumenta a oxigenação no cérebro, sendo essencial para equilibrar os fluidos do corpo. Ele ajuda nos impulsos cerebrais e na deposição de nutrientes no corpo.

As frutas que contém ômega 3 são morangos, framboesas e demais frutos vermelhos. O abacate possui ômega 3 e 9. Além disso, minerais, vitaminas A, B, C, E, além de gorduras boas. Ou seja, é um alimento extremamente nutritivo.

As espinhas da sardinha em lata são uma importante fonte de cálcio. 100g de sardinha em lata podem fornecer até 38% da dose diária recomendada de cálcio para um adulto. As sardinhas são uma importante fonte de outros minerais e vitaminas.

Como citado acima, os alimentos fonte de ômega 3, são os peixes de água fria como o salmão, atum, sardinha, bacalhau, e em algumas sementes, castanhas, óleos vegetais e alguns tipos de vegetais como o espinafre, agrião, alface, couve-flor entre outros.

Conforme a nutricionista Maribel Gonçalves de Melos, enquanto o atum em conserva (enlatado) tem em média 1,3 grama de ômega 3, a sardinha preparada da mesma forma conta com 5,5 gramas do nutriente – quatro vezes mais.

Confira 6 desses alimentos de origem não animal que são ricos em ômega-3 e inclua-os hoje mesmo no seu cardápio junto com os peixes:

  • Óleo de algas. Foto: iStock. ...
  • Sementes de linhaça. Foto: iStock. ...
  • Sementes de cânhamo. Foto: iStock. ...
  • Sementes de chia. ...
  • Nozes. ...
  • Leguminosas. ...
  • Dá para substituir os peixes por esses alimentos?

O azeite possui pouco ômega-3 quando comparado a outros óleos vegetais. Uma colher de sopa de azeite tem 0,06g dessa gordura, enquanto que na mesma quantidade de óleo de canola encontramos 0,54g e no óleo de soja, 0,45g.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis.

Contém vitamina D e proteínas de alto valor biológico. O peixe tilápia é um alimento com uma boa quantidade de proteínas importantes e de alto valor biológico. Esses nutrientes ajudam nos processos cognitivos e na saúde do nosso metabolismo. Ele são absorvidos com mais facilidade do que os que vêm de outros alimentos.

Os alimentos de origem vegetal mais ricos em ômega-3 são: sementes e óleos de linhaça e de chia, óleo de canola, nozes, óleo de soja e azeite. Porém, dentre estes, os alimentos que apresentam as melhores proporções de ômega-3 em relação ao ômega-6 são a linhaça, a chia e seus óleos.

Sardinha possui mais ômega 3 do que o salmão.

Segundo os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni, a sardinha fresca ou em lata é uma ótima fonte de ômega 3 para o coração. Essa gordura boa ajuda o sistema cardiovascular e pode ser encontrada também em peixes de águas profundas, como o salmão.

E se o paladar quiser variar, uma outra opção é o atum enlatado. Embora tenha composição diferente da sardinha, este tipo de peixe também é rico em ômega-3, além de ser excelente fonte de proteína e minerais. Porém, quando o assunto é cálcio, a sardinha ainda leva a melhor, já que é processada com a espinha.