Qual é o peso de uma estrela de nêutrons?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma massa estelar de nêutrons padrão normalmente tem 1,4 massa solar (o peso mínimo necessário para um objeto se tornar uma estrela de nêutrons), mas descobertas recentes aumentaram esse intervalo para 2,3 massas solares.

Os pesquisadores, membros do NANOGrav Physics Frontiers Center, descobriram que um pulsar de milissegundo de rotação rápida, chamado J0740 + 6620, é a estrela de nêutrons mais massiva já medida, acumulando 2,17 vezes a massa de nosso Sol em uma esfera com apenas 30 quilômetros de diâmetro.

Compostas quase que inteiramente de nêutrons, que são partículas subatômicas sem carga elétrica, elas se originam de uma explosão supernova em condições específicas. Ou seja, são estrelas mortas, mas extremamente densas, onde somente nêutrons conseguem se manter, e podem girar extremamente rápido.

Westerhout 49-2

Pesando 250 vezes a mais que o nosso Sol, a Westerhout 49-2 é a estrela mais pesada e brilhante do universo até o momento. Ela fica fora da Via-Láctea, na região de Westerhout 49 — descoberta por Gart Westerhout, em 1958.

No quesito peso, a vencedora é a Eta Carinae, 150 vezes mais pesada do que o Sol (1,9891 x 1030 quilos do Sol, contra 298,365 x 1030 quilos de Eta Carinae).

Qual é a coisa mais pesada do universo? A pasta nuclear é um material cem trilhões de vezes mais densa que qualquer material encontrado na Terra.

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

A estrela pode até acabar explodindo, formando uma supernova: a parte externa é expulsa violentamente para o espaço, enquanto a parte interna - o núcleo - fica tão pequena e densa que uma colherinha desse material pesaria milhões de toneladas. Esse núcleo é chamado estrela de nêutrons.

Estrela de nêutrons é um estágio na vida de estrelas muito grandes que, depois de consumir todo o hidrogênio em seu núcleo e explodir em uma supernova, pode virar um corpo celeste extremamente denso e compacto onde não há mais átomos, mas um aglomerado de nêutrons.

A estrela de nêutrons de rotação mais rápida conhecida é a PSR J1748-2446ad, que gira a uma taxa de 716 vezes por segundo (43 000 rotações por minuto), dando uma velocidade linear na superfície da ordem de 0,24 c (ou seja, quase um quarto da velocidade da luz).

A cor está relacionada à velocidade da luz no material da estrela, que é um indicador do quão provável é a existência desse tipo de estrela. O azul escuro indica estrelas de nêutrons mais prováveis. As linhas pretas são extrapolações para altas e baixas densidades.

Nas estrelas de nêutrons, contudo, os superfluidos ocorrem a temperaturas altíssimas, perto de um bilhão de graus Celsius, cerca de mil vezes mais que a corona, a atmosfera do Sol.

Gigantes vermelhas
Quando o hidrogênio do núcleo se esgota, ela não é mais capaz de fazer fusão e, por isso, ela não consegue mais combater os efeitos de sua auto-gravidade. Então suas camadas mais exteriores se expandem em centenas de raios solares, tornando a estrela em uma gigante.

As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris