Qual é o peso do ar?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar).

Sobre a pressão atmosférica
Na superfície da Terra, o ar tem um peso aproximado de 1,2 kg/m³.

O ar tem massa porque estes elementos são formados por átomos e todo átomo tem massa. ... Para calcular o peso é preciso multiplicar a massa pela força da gravidade do planeta.

Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. “Para que um objeto seja visto é preciso que um raio de luz incida sobre ele, refuta e atinja o olho do observador”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

A pressão média do ar ao nível do mar é 101,325 KPa ou 1013,25 mb ou 760 mmHg e o intervalo usual de variação está entre 970 mb até 1050 mb.

O peso do ar exerce sobre a terra uma pressão que é chamada de “pressão atmosférica”. Este fenômeno foi descoberto pelo italiano Evangelista Torricelli. Inventou um tubo chamado “Tubo de Torricelli” ou Barômetro (do grego “baros“: peso de, e “metron“: medida), que servia para medir a pressão atmosférica.

Resposta verificada por especialistas. Uma experiência bem simples que pode ser usada para provar que o ar tem massa é pesar uma bexiga ou balão vazio e um cheio de ar para ver qual é o mais pesado. Apesar de não conseguirmos ver o ar e este não possuir cheiro, cor ou gosto, podemos senti-lo.

1,2754 kg/m3

Nas condições padrão de temperatura e pressão, conforme IUPAC (0 °C e 100 kPa), o ar seco tem uma densidade de 1,2754 kg/m3. Para 20 °C e 101,325 kPa, o ar seco tem uma densidade de 1,2041 kg/m3.

Um litro de água pesa um quilograma, ou mais precisamente, 1000 gramas.

A massa de ar dentro de uma garrafa de 1 litro é de aproximadamente 1,2g (ao nível do mar e a temperatura de 25 graus celsius).

1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro.

Cor, cheiro e gosto
É possível perceber estas três propriedades do ar: ele não tem cor (é incolor), não tem cheiro (é inodoro) e não tem gosto (é insípido).

Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.

Expansão e resfriamento
Ao fazer trabalho, sua energia interna diminui e, com isso, sua temperatura também diminui. O mesmo efeito ocorre com uma massa de ar que é empurrada de uma região com maior pressão para uma região com menor pressão, por exemplo, ao subir uma montanha. Nesse processo o ar se expande e se esfria.

O movimento do ar ocorre quando dois pontos da superfície têm pressões diferentes. Como a pressão é definida pelo peso do ar, podemos dizer que o modo como se formam os ventos é pela diferença de peso do ar em dois pontos da superfície, já que o ar se desloca de uma zona de alta pressão para outra de baixa pressão.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão.

atm = atmosfera física 1 atm = 1,013 bar 1 atm = 1,033 kgf/cm² 1 atm = 14,7 p.s.i.

Durante os mergulhos mais profundos, a frequência cardíaca de um mergulhador pode cair para apenas 14 batimentos por minuto — em condições normais de temperatura e pressão, nosso coração trabalha a uma média de 75 bpm. No entanto, a pressão em torno do famoso navio afundado é de cerca de 375 atm.

1 atm

A pressão atmosférica ao nível do mar é sempre igual a 1 atm, mas a temperatura, como vimos, varia de região para região.