Qual é o pior tipo de fobia?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos
  • 9 - Cães. A cinofobia, ou medo extremo de cães, é um problema que afeta milhares de pessoas. ...
  • 8 - Voar. Pessoas que tentam se manter a todo custo longe dos aviões sofrem de aerofobia. ...
  • 7 - Trovões. ...
  • 6 - Escuro. ...
  • 5 - Altura. ...
  • 4 - Outras pessoas. ...
  • 3 - Locais abertos. ...
  • 2 - Aranhas.

Fobia é o medo exagerado de algo ou de alguma situação. Gera no indivíduo uma sensação de terror, pânico, ansiedade e perturbação. As fobias mais comuns são: agorafobia (medo de lugares abertos e multidões);

1 – Fobia social
A pessoa com fobia social sente irritabilidade e angústia a ponto de não conseguir lidar com elas e isso afetar a sua vida.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Para quem tem onfalofobia, o medo aflitivo de umbigos, qualquer contato pode ser desesperador - Trip.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Um certo nível de medo e de ansiedade é normal, racional e, às vezes, funciona até como fator de proteção. Porém, fobias são diferentes, pois fazem com que a pessoa acredite que há um perigo que não existe. Assim, quem tem esse transtorno compromete sua qualidade de vida nos aspectos pessoais, sociais e profissionais.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

Mageirocofobia, o medo de cozinhar.

Medo de dormir: conhecendo a somnifobia
Formada pela justaposição da palavra somnus (sono, em latim) + fobia, esse temor em dormir pode causar sérios danos psicológicos e físicos.

Lista com alguns nomes de fobias

PagofobiaMedo de gelo ou congelamento
Panofobia ou pantofobiaMedo de tudo
PantofobiaMedo do sofrimento ou doença

Glossofobia

Glossofobia: o medo de falar em público
Entretanto, para algumas pessoas, as sensações físicas desse nervosismo não são passageiras, mas representam um problema sério. Apenas imaginar que algo pode dar errado durante uma apresentação ou discurso é motivo para levar alguém com medo de falar em público ao pânico.

Estima-se que a condição atinja 20% da população mundial, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde americano. “Estamos falando de um temor exagerado e incompreensível a algum objeto ou situação que prejudica a vida da pessoa”, define o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Não é novidade que os transtornos mentais têm assolado cada vez mais a população.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - Dicio, Dicionário Online de Português.

Pessoas com o umbigo profundo ou redondo tenderiam a guardar para si o que sentem em momentos difíceis em vez de desabafar com a família e os amigos. O umbigo oval seria observado em pessoas bastante sensíveis que poderiam ficar magoadas facilmente, muitas vezes sem revelar o que sentiu.

Hollingsworth esclarece que o revestimento interno que é alcançado quando alguém pressiona profundamente aquela região é conhecido como umbilicus e é extremamente sensível, por isso a forte reação que ocorre quando ele é estimulado.