Qual é o plural de Vossa Excelência?

Perguntado por: anogueira3 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Excelência ou Vossas Excelências), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3. ª pessoa do singular ou do plural: Infelizmente, Vossa Excelência não cumpriu suas promessas eleitorais.

3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Um pronome de tratamento como "Vossa Excelência" é empregado para homens e para mulheres e os adjetivos que a ele se referem devem concordar com a pessoa que ele designa. Assim: "Vossa Excelência foi muito generosa" (mulher) ou "Vossa Excelência foi muito generoso" (homem).

Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

A concordância dos adjetivos é feita em função do interlocutor (fala-se em silepse): a uma mulher dir-se-á «Vossa Excelência é esperta»; a um homem, «Vossa Excelência é esperto».

Também conhecidos por axiônimos, os pronomes de tratamento são caracterizados por serem formas mais cultas e corteses de mencionar ou se referir a determinada pessoa. O plural de Vossa Senhoria é Vossas Senhorias, e a sua abreviação é V.S.as. Saiba mais sobre o significado dos Pronomes de tratamento.

No caso dos advogados e juízes, o uso do título de “Doutorpode estar relacionado ao fato de que o curso de Direito confere o grau de bacharel em Direito, mas é tradicionalmente chamado de “faculdade de Direito e Ciências Sociais”, indicando uma formação mais abrangente que não se limita apenas à prática jurídica.

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência

  1. MERITÍSSIMO E EXCELENTÍSSIMO: São palavras sinônimas. Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. ...
  2. VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. ...
  3. EXCELÊNCIA: Não tem função nenhuma.

Vossa Excelência é uma forma de tratamento pronominal que existe na Língua Portuguesa desde o século XV. Até então, as formas de tratamento eram tu, para o tratamento informal no singular, e vós, também 2. ª pessoa do singular, para o tratamento formal.

Vossa Excelência: é usado para altas autoridades, como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados, prefeitos, juízes, promotores e delegados (quanto aos vereadores, geralmente se refere a eles como Vossa Senhoria).

Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

- Não se deve usar o conectivo “e” antes de “etc.”; - Deve ser evitado o uso de “etc.” para pessoas: “Estão presos Silva, José, Abreu etc.”; - Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..);

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules. Para os chefes dos Poderes usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.

SR. VEREADOR, Cumprimentando-o cordialmente e, em resposta ao requerimento n°.

Quando são empregados em relação à pessoa com quem falamos, ou seja, quando usados diretamente com o interlocutor, os pronomes de tratamento possuem “Vossa (s)”. Exemplo: “Senhor reitor, eu espero que Vossa Magnificência compareça a assembleia amanhã”. Quando falamos a respeito de alguém, usamos “Sua (s)”.

A designação de “doutor” para os advogados é uma prática que desperta curiosidade tanto em estudantes quanto em leigos, uma vez que, do ponto de vista técnico, não há a exigência de obtenção de um título de doutor durante a graduação em direito ou ao se tornar membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).