Qual é o plural de Vossa Senhoria?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Também conhecidos por axiônimos, os pronomes de tratamento são caracterizados por serem formas mais cultas e corteses de mencionar ou se referir a determinada pessoa. O plural de Vossa Senhoria é Vossas Senhorias, e a sua abreviação é V.S.as. Saiba mais sobre o significado dos Pronomes de tratamento.

Senhor / Senhora (Sr. / Srª):pronome de tratamento utilizado com pessoas desconhecidas e quando há um nível de formalidade na relação. Vossa Senhoria (V.S. ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V.

senhor, senhores = S. r, Sr., S.rs, Srs. senhora, senhoras = S. ra, Sra., S.

É, portanto, uma Pessoal Plural, e, por isso, deve-se utilizar o pronome vosso/vossa. No entanto, quando nos dirigirmos a alguém que mereça o tratamento de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” etc, o pronome possessivo adequado é seu/sua (referente à terceira pessoa do singular).

vossas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Sas. (repare que o S. de Sua fica invariável), V. Exas. (o mesmo ocorre com o V. de Vossa), etc.

Quando são empregados em relação à pessoa com quem falamos, ou seja, quando usados diretamente com o interlocutor, os pronomes de tratamento possuem “Vossa (s)”. Exemplo: “Senhor reitor, eu espero que Vossa Magnificência compareça a assembleia amanhã”. Quando falamos a respeito de alguém, usamos “Sua (s)”.

As abreviaturas formadas por redução de palavras, em geral a primeira sílaba, mantêm a acentuação e recebem ponto. Para o plural, acrescenta-se s: pág., págs., séc., sécs.

Não há crase antes de pronomes de tratamento.

a) O Senhor, a Senhora: o Sr., os Srs.; a Sr. ª, as Sr.as (com as como anteriormente). b) O senhor Doutor, a senhora Doutora: o senhor Dr., a senhora Dr. ª; os senhores Dr.es, as senhoras Dr.as (com es e as como anteriormente).

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o Presidente da República, senadores, ministros de Estado, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, embaixadores e cônsules.

SR. VEREADOR, Cumprimentando-o cordialmente e, em resposta ao requerimento n°.

Com vocês e os senhores deveria usar-se o(s) seu(s) e a(s) sua(s), como seria de esperar com formas que recorrem à flexão verbal da 3. ª pessoa do plural, mas na prática usa-se frequentemente o possessivo correspondente a vós, isto é, o(s) vosso/a(s) vossa(s).

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

A regra diz que o adjetivo quando se referir a pronome de tratamento deverá concordar com a pessoa a quem o pronome está se referindo.

  • Vossa Excelência não está satisfeita com o desenrolar do processo. (juíza)
  • Vossa Santidade é sempre delicado.
  • Vossa alteza está satisfeito com o nascimento do filho. (príncipe)

Vossa Senhoria (V. S.ª) - Usado em tratamento formal a pessoas com grande prestígio, como vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias.

A concordância dos adjetivos é feita em função do interlocutor (fala-se em silepse): a uma mulher dir-se-á «Vossa Excelência é esperta»; a um homem, «Vossa Excelência é esperto».

14 sinônimos de vossa para 1 sentido da palavra vossa: Pronome possessivo: 1 seu, dela, da senhora, de você, dele, do senhor, deles, delas, de vocês, dos senhores, das senhoras, vosso, vossos, vossas.

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2. No caso de cidadã ou cidadão comum cujo cargo não precisa estar em destaque, o vocativo deverá ser composto pelo pronome de tratamento seguido pelo nome da destinatária ou do destinatário ou por um adjetivo seguido pelo pronome de tratamento.

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.