Qual é o poder da autoestima?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A autoestima ou como nos sentimos a respeito de nós mesmos, é um aspecto importante de nosso bem-estar emocional. Por isso, quando ela está elevada, nós nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo.

Uma das características de quem tem uma boa autoestima é se estimar, amar a si próprio, mesmo sabendo-se imperfeito. A pessoa, nesse caso, reconhece os seus defeitos, porém sabe que todos nós estamos em desenvolvimento, que ninguém é perfeito. Consegue, com facilidade, reconhecer também as suas qualidades.

O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.

Quem possui autoestima elevada acredita na sua capacidade e, assim, produz mais resultados tanto na vida pessoal quanto na profissional. Além disso, mantém saúde equilibrada, bons relacionamentos, estilo de vida saudável e, claro, maior produtividade.

A autoestima relaciona-se com o quanto você conhece seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, e também o quanto mantém a prática do seu autoconhecimento diário. Ela tem a ver com o seu foco no presente, nas suas decisões e nas interpretações da vida, evento a evento, hora a hora do seu dia.

Quem tem autoestima confia em si mesmo, vai atrás do que quer com uma atitude positiva e, por acreditar que é capaz, conquista objetivos com mais facilidade. Quem tem problemas de autoconfiança duvida do seu próprio potencial e, muitas vezes, tem medo de assumir riscos e alcançar grandes feitos.

E quais são os tipos de autoestima?

  1. 1 – A autoestima baixa. Vamos começar com o subtipo mais comum e que mais é abordado atualmente. ...
  2. 2 – A autoestima alta. Muito se acredita que esse tipo é o melhor e mais recomendado. ...
  3. 3 – A autoestima frágil. ...
  4. 4 – A autoestima boa.

Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

Autoestima ou alto estima
A forma correta é autoestima, pois o prefixo "auto" significa "por si mesmo", o que indica que autoestima é a estima que a pessoa tem por ela própria.

A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.

Importância da autoestima e saúde mental
Uma pessoa com baixa autoestima tem mais chances de se sentir inferior. Esse contexto pode desencadear problemas emocionais, transtornos de ansiedade e, por consequência, o agravamento de sintomas que podem levar até mesmo a uma doença como a depressão.

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

  1. Se coloque em primeiro lugar. Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)

Dicas práticas de como melhorar a autoestima e como ter amor próprio

  1. Adquira consciência. ...
  2. Pratique o que te faz feliz. ...
  3. Corte o que te faz mal. ...
  4. Faça o que precisa fazer. ...
  5. Cuide de você como cuidaria dos outros. ...
  6. Supere o passado. ...
  7. Pare de se comparar com os outros e se valorize. ...
  8. Se aceite e se perdoe.

A autoestima não nasce com a pessoa. Assim, consequentemente, a autoestima baixa também não. Por isso, a autoestima vai se moldando de acordo com as experiências que temos nas nossas vidas. As fases da infância e da adolescência são muito importantes para essa construção.

substantivo feminino Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.

A falta de amor próprio muitas vezes se manifesta em uma busca excessiva por ser igual ao outro. É claro, quando não se sabe exatamente o que faz parte do cerne do seu ser, busca-se no outro uma forma de preenchimento.